No Result
View All Result
30 de setembro de 2026
Paraíba da Gente
Advertisement
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Prepare sua “colinha” para o domingo de votação; TSE disponibiliza modelo

Colinha auxilia eleitores a lembrar os números de seus candidatos a presidente, governador, deputados federal e distrital e senadores

paraibadagente por paraibadagente
29/09/2026
in Destaques, Notícias
0
Prepare sua “colinha” para o domingo de votação; TSE disponibiliza modelo
399
SHARES
2.3k
VIEWS
WhatsAppFacebook

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um modelo de “colinha” para auxiliar os eleitores na hora de votar para presidente, governador, senadores e deputados distrital e federal no próximo domingo (4/10), dia em que ocorre o 1º turno das Eleições 2026.

A “colinha” ajuda os eleitores a terem em mãos os números de candidatos em que votarão, sem depender da memória, visto que não é permitido o uso de aparelhos celulares nas cabines de votação.

A ordem de votação para o 1º turno é deputado federal, com quatro dígitos, deputado distrital, com cinco dígitos, senador – 1ª e 2ª vaga – com três dígitos cada, governador, com dois dígitos e, por fim, presidente da República, também com dois dígitos.

O TSE dispõe, ainda, de um simulador de voto que pode ser acessado no site do Tribunal ou clicando aqui, e permite que eleitores possam simular a votação com candidatos fictícios.

O que os eleitores precisam saber

O voto é obrigatório para pessoas a partir dos 18 anos, e o comparecimento nas urnas é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, idosos acima de 70 anos e pessoas analfabetas.

O primeiro turno ocorrerá neste domingo e o 2º, no último domingo do mês, em 25/10, das 8h às 17h, no horário de Brasília (DF).

No dia da votação, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como identidade, passaporte e carteira de trabalho. O e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral que pode ser baixado em telefones de sistema iOS e Android, também pode ser usado como documento oficial de identificação caso o eleitor esteja com a biometria cadastrada.

Confira aquium guia para o eleitor com orientações sobre justificar ausência e multas, voto no exterior, manifestações proibidas e permitidas nos dias de eleições e como denunciar irregularidades.
Paraíba da Gente com informações Metrópoles
Previous Post

Governo Lula determina bloqueio de 5.209 sites de apostas ilegais em quatro dias

Next Post

Corpo de homem com sinais de violência é encontrado em São João do Tigre

Next Post
Tragédia: casal e filha morrem ao bater carro em trator em rodovia da Paraíba

Corpo de homem com sinais de violência é encontrado em São João do Tigre

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .