No Result
View All Result
24 de julho de 2026
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

MP aciona Justiça para reduzir carga horária de professores em concurso de Campina Grande

paraibadagente por paraibadagente
24/07/2026
in Destaques, Notícias
0
MP aciona Justiça para reduzir carga horária de professores em concurso de Campina Grande
401
SHARES
2.4k
VIEWS
WhatsAppFacebook

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência para que o município de Campina Grande e o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) promovam a retificação do Edital nº 01/2026 quanto à jornada de trabalho de 10 cargos de professor.  A ACP foi ajuizada pelo 18º promotor de Justiça de Campina Grande, Elmar Thiago Pereira de Alencar.

Conforme a ação, o Anexo I do Edital 01/2026 prevê uma jornada de trabalho de 40 horas semanais para diversos cargos do magistério público municipal, englobando professora da Educação Infantil e professor de Arte, Ciências, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.

Segundo o MPPB, o edital descumpre o artigo 2º da Lei Complementar Municipal nº 078/2013, que fixa expressamente em 30 horas semanais a jornada máxima de trabalho dos professores da rede municipal de ensino. A Promotoria destaca que os editais de concursos públicos não possuem força normativa autônoma nem podem inovar no ordenamento jurídico, devendo estrita obediência aos princípios da legalidade e da hierarquia das normas.

A apuração do MPPB teve início após provocação do Sindicato dos Profissionais do Magistério Público Municipal de Campina Grande (Sintem/CG). O município de Campina Grande argumentou que a carga horária de 40 horas atenderia a necessidades concretas da rede e estaria amparada pela Lei Federal nº 11.738/2008. Contudo, conforme o Ministério Público, as explicações encaminhadas não foram suficientes, uma vez que não houve comprovação de quais seriam essas necessidades concretas. Além disso, a lei federal estabelece o limite de 40 horas apenas como um teto geral, cabendo a cada município disciplinar a jornada de seus profissionais por meio de legislação própria, o que foi feito no Município de Campina Grande através da Lei Complementar Municipal nº 078/2013, que fixou o limite máximo de 30 horas semanais aos professores da rede municipal.

Na ação, o MPPB pediu a concessão de tutela de urgência para obrigar o município e a banca organizadora a retificarem o edital no prazo de cinco dias, adequando a jornada dos cargos afetados ao limite legal de 30 horas semanais, além de pleitear a declaração definitiva de nulidade das cláusulas que descumprem a legislação municipal.

Cargos que devem ter carga horária retificada:

  • Professor Educação Infantil;
  • Professor Básico 3 – Arte;
  • Professor Básico 3 – Ciências;
  • Professor Básico 3 – Educação Física;
  • Professor Básico 3 – Filosofia;
  • Professor Básico 3 – Geografia;
  • Professor Básico 3 – História;
  • Professor Básico 3 – Inglês;
  • Professor Básico 3 – Língua Portuguesa;
  • Professor Básico 3 – Matemática.
Previous Post

Homem é indiciado suspeito de espancar cachorro e jogar animal em fogueira, na Paraíba

Next Post

Lei proíbe rescisão unilateral e cobrança abusiva em planos de saúde para autistas na Paraíba

Next Post
Lei proíbe rescisão unilateral e cobrança abusiva em planos de saúde para autistas na Paraíba

Lei proíbe rescisão unilateral e cobrança abusiva em planos de saúde para autistas na Paraíba

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .