No Result
View All Result
13 de julho de 2026
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Convenções se aproximam e corrida pelo Governo da Paraíba entra em nova fase; veja quem são os pré-candidatos

paraibadagente por paraibadagente
13/07/2026
in Destaques, Notícias, Política
0
Convenções se aproximam e corrida pelo Governo da Paraíba entra em nova fase; veja quem são os pré-candidatos
399
SHARES
2.3k
VIEWS
WhatsAppFacebook

Às vésperas das convenções partidárias, que oficializarão as candidaturas para as eleições de outubro, o cenário da disputa pelo Governo da Paraíba já apresenta um desenho definido. Até o momento, cinco pré-candidatos anunciaram intenção de concorrer ao Palácio dos Despachos do Governo, iniciando uma nova etapa da corrida eleitoral marcada pela consolidação de alianças, definição de chapas e estratégias para a campanha.

O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro, enquanto um eventual segundo turno será realizado em 25 de outubro.

Os nomes colocados na disputa são Cícero Lucena (MDB), Efraim Filho (PL-PB), Lucas Ribeiro (PP), Olímpio Rocha (PSOL) e Yuri Ezequiel (UP). Com a proximidade das convenções, os partidos intensificam as articulações para homologar as candidaturas e concluir a formação das chapas majoritárias.

Cícero Lucena 

Ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena deixou o comando da capital paraibana em abril com o objetivo de disputar o Governo do Estado. Trata-se de um dos políticos mais experientes da atual corrida eleitoral, com passagens pelos cargos de governador, prefeito da Capital e senador. Sua trajetória no Executivo estadual começou em 1990, quando foi eleito vice-governador. Em 1994, assumiu o Governo da Paraíba após a renúncia do saudoso governador Ronaldo Cunha Lima para disputar uma vaga no Senado Federal.

Posteriormente, foi eleito prefeito de João Pessoa em 1996, sendo reeleito em 2000. Depois de um intervalo, retornou ao comando da Capital ao vencer as eleições de 2020 e foi reconduzido ao cargo em 2024, quando derrotou Marcelo Queiroga no segundo turno. Em outubro de 2025, Cícero deixou o Progressistas e oficializou sua filiação ao MDB, legenda pela qual disputará o governo estadual.

Efraim Filho 

Senador da República, Efraim Filho chega à disputa após mudar de partido. Ele deixou o União Brasil e ingressou no Partido Liberal (PL), legenda pela qual lançou oficialmente sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba durante evento realizado em João Pessoa.

Antes de chegar ao Senado, construiu sua carreira política na Câmara dos Deputados, onde exerceu três mandatos consecutivos como deputado federal.

Lucas Ribeiro 

Atual governador da Paraíba, Lucas Ribeiro assumiu o comando do Estado em abril, após a renúncia de João Azevêdo (PSB), que deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.

Natural de Campina Grande, Lucas iniciou sua vida pública como secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e, posteriormente, foi eleito vice-prefeito de Campina Grande na chapa encabeçada por Bruno Cunha Lima (União Brasil). No fim de 2022, renunciou ao cargo para assumir como vice-governador da Paraíba, posição que ocupou até ser efetivado como chefe do Executivo estadual.

Lucas também integra uma tradicional família política paraibana. É filho da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e neto do ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (PP).

Olímpio Rocha 

Advogado e suplente de deputado estadual, Olímpio Rocha anunciou sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba em fevereiro. Filiado ao PSOL, ele disputou a Prefeitura de Campina Grande nas eleições de 2020 e volta ao cenário eleitoral estadual como representante do partido na disputa pelo Executivo.

Yuri Ezequiel

Representando a Unidade Popular (UP), Yuri Ezequiel é advogado e militante dos movimentos sociais. Sua atuação política começou no movimento estudantil, em 2011, quando foi eleito vice-presidente da Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas de João Pessoa (APES/JP). Posteriormente, participou do processo de legalização da Unidade Popular e passou a integrar a direção nacional da legenda. Também presidiu o diretório municipal do partido em João Pessoa.

Convenções marcam nova fase da disputa

Com as pré-candidaturas postas, o foco da política paraibana passa a ser as convenções partidárias. Entre 20 de julho e 5 de agosto, partidos e federações registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderão realizar as reuniões que oficializam os candidatos para as eleições de outubro de 2026.

A etapa é obrigatória para a homologação das candidaturas e antecede o pedido de registro na Justiça Eleitoral. Cada legenda poderá definir a data e o formato da convenção, que poderá ser presencial, virtual ou híbrido.

As convenções marcam o início formal da disputa, encerrando o período de pré-campanha e consolidando o quadro de candidatos que buscarão o comando do Governo do Estado nas eleições de outubro.

Com Fonte83

Previous Post

Motta ressalta força do Republicanos, mas prega respeito aos demais partidos na escolha do vice de Lucas

Next Post

Concursos têm mais de 1,1 mil vagas abertas na Paraíba

Next Post
Concursos e seleções têm 1.220 vagas abertas na Paraíba

Concursos têm mais de 1,1 mil vagas abertas na Paraíba

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .