No Result
View All Result
16 de abril de 2026
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Monteirense Totonho é um dos finalistas do Prêmio BTG da Música Brasileira

paraibadagente por paraibadagente
16/04/2026
in Destaques, Notícias
0
Monteirense Totonho é um dos finalistas do Prêmio BTG da Música Brasileira
404
SHARES
2.4k
VIEWS
WhatsAppFacebook

O maior prêmio da música brasileira divulgou nesta semana os finalistas da edição de 2026 e, dentre os nomes consagrados, também há paraibanos concorrendo com sua arte. As indicações dos paraibanos variam em vários ritmos, indo desde o Funk, até o Eletrônico e o Reggae, incluindo também Canção Popular. O monteirense Totonho é um dos finalistas.

A presença paraibana na lista de finalistas foi registrada em quatro categorias. A premiação está marcada para acontecer no dia 10 de junho, em solenidade no Theatro Municipal Rio de Janeiro, e homenageia a obra de Cazuza. Na última quarta-feira (25) foram apresentados os finalistas de 18 categorias da 33ª edição do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira.

Entre os finalistas está o monteirense Totonho e os Cabra, com o disco “Aí Dentu: Funk de Embolada e Hip Hop do Mato”. A obra se tornou finalista entre os melhores lançamentos da categoria Funk.

Totonho disse que para ele é uma honra estar entre os paraibanos selecionados e lembrou que este é o prêmio mais antigo do Brasil.

“A importância para mim é representar nossa Paraíba. Que ganhe ou que não, já me sinto um vencedor pelo fato de ter sido selecionado entre mais de 4 mil álbuns para concorrer ao prêmio”, comentou.

“Para se ter uma ideia, há 10 anos atrás o cantor Flávio José foi convidado para fazer uma homenagem a Osvaldinho do Acordeon”, lembrou Totonho.

Essa é a primeira vez que um disco produzido na Paraiba concorre a três prêmios: melhor artista, melhor disco de funk e melhor música.

Já a cantora Lucy Alves, indicada como melhor artista na categoria Canção Popular. As demais presenças paraibanas foram listadas entre os melhores lançamentos.

Chico César se uniu a Capilé, artista icônico de Campina Grande, e a dupla inovou no reggae ao lançar a canção “Saci”. A colaboração ganhou destaque e aparece entre os finalistas de Melhor Lançamento na categoria Reggae.

Dentre os melhores lançamentos da categoria de música Eletrônica desponta o paraibano Furmiga Dub, com a canção “Rabecada”, em parceria com Afterclapp.

Ainda entre os indicados também estão nomes como Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Alcione, João Gomes, Marina Sena, Jorge Aragão, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Marisa Monte, Djavan, Xande de Pilares, Emicida, Péricles, BK’, Don L, Fresno, Terno Rei, Geraldo Azevedo.

Os Finalistas Paraibanos por Categoria

Confira quem são os artistas que levam a bandeira da Paraíba para a grande final do prêmio:

  • Canção Popular (Melhor Artista): Lucy Alves. A multi-instrumentista e cantora concorre na categoria principal, reafirmando sua força como uma das vozes mais autênticas da música brasileira atual.
  • Eletrônico (Melhor Lançamento): “Rabecada”, de Afterclapp e Furmiga Dub. Uma fusão hipnótica produzida pelos próprios artistas que une a tradição da rabeca aos graves do dub e do house.
  • Reggae (Melhor Lançamento): “Saci”, uma colaboração potente entre Capilé e Chico César. Com produção de Fernando Nunes, a faixa traz o balanço do reggae com a lírica afiada característica de Chico.
  • Funk (Melhor Lançamento): “Aí Dentu: Funk de Embolada e Hip Hop do Mato”, de Totonho e os Cabra. Uma obra-prima da antropofagia musical produzida por nomes como André Abujamra e Rica Amabis, unindo o repente ao beat do funk.

Inovação: O Funk de Embolada e a Rabecada

O que chama a atenção nas indicações deste ano é a capacidade dos paraibanos de hibridizar gêneros. Enquanto Furmiga Dub leva a “Rabecada” para as pistas de dança globais, Totonho faz uma provocação estética com o “Aí Dentu”, provando que o funk brasileiro pode (e deve) dialogar com as raízes do Nordeste.

Em suas redes sociais, Totonho comemorou a indicação e comentou que esta é a “primeira vez que um álbum produzido na Paraíba chega na final deste prêmio. A primeira vez que um disco de Funk Eletro Pop é produzido neste lugar, concorrendo como o que há de mais notório na indústria cultural no gênero”. O músico ainda afirmou que o disco foi um “trabalho difícil pra que eu pudesse concluir as músicas já no estúdio e com muitas confusões que quase não consigo chegar ao fim. Xangô veio junto. Exú disse que não seria fácil. O desejo é pai e mãe das conquistas. Não sou mais artista por mim próprio, mas por todos que entendem que minha chatice não machuca ninguém”.

Chico César também comentou sobre a indicação em suas redes sociais. Ele comemorou a presença de sua música na lista de finalistas e enalteceu a trajetória artística de Capilé. O cantor e compositor declarou que “Capilé é um importante artista paraibano que atua na cena musical desde os anos 80. toca, canta e compõe impressionantemente. Uma maravilha. Tornou-se mais conhecido por suas participações em eventos massivos como as grandes festas juninas e carnavalescas. Talvez isso tenha escondido muito de suas sutilezas. Fico muito feliz por essa indicação ao @premiomusicabr, principalmente por ele, que nunca havia sido enxergado neste ambiente”.

Capilé, que esteve presente no evento de divulgação dos finalistas do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, não escondeu sua felicidade ao estampar um sorriso cheio de dentes em suas redes sociais. O cantor compartilhou momentos do evento e fez agradecimentos a Deus e aos que o apoiaram, declarando estar “emocionado e feliz”.

Lucy Alves também compareceu ao evento e declarou estar feliz demais com a indicação. “É uma alegria ver minha música ser reconhecida com tanto carinho. Pode anotar: 2026 vai ser um ano muito, mas muito especial!”, comentou a atriz e cantora paraibana em suas redes sociais.

Com Cariri Ligado

Previous Post

Lucas nomeia Vaulene executiva de Administração e muda Agevisa

Next Post

Polícia Civil prende suspeitos por cultivo ilegal de maconha no Cariri

Next Post
Polícia Civil prende suspeitos por cultivo ilegal de maconha no Cariri

Polícia Civil prende suspeitos por cultivo ilegal de maconha no Cariri

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .