No Result
View All Result
16 de abril de 2026
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Lula critica ameaças de Trump a países como Irã, Cuba e Venezuela e alerta para risco de guerra mundial

paraibadagente por paraibadagente
16/04/2026
in Destaques, Notícias, Política
0
Lula critica ameaças de Trump a países como Irã, Cuba e Venezuela e alerta para risco de guerra mundial
400
SHARES
2.4k
VIEWS
WhatsAppFacebook

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a fazer duras críticas à política externa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, especialmente em relação a países como Irã, Cuba e Venezuela. Em entrevista ao jornal espanhol El País, publicada nesta quinta-feira (16), Lula afirmou que nenhuma nação tem o direito de ameaçar ou interferir na soberania de outras.

“O Trump não tem o direito de acordar de manhã e achar que pode ameaçar um país. O mundo não lhe dá esse direito”, declarou o presidente brasileiro, ao comentar as recentes tensões envolvendo o Irã.

Lula criticou o que considera uma postura intervencionista dos Estados Unidos também em relação a Cuba e Venezuela, reforçando que a integridade territorial e a soberania devem ser respeitadas. “Nenhum país tem o direito de ferir a integridade territorial de outro país”, afirmou.

O presidente também apontou a falta de lideranças globais comprometidas com a paz e disse que países mais influentes deveriam ter maior responsabilidade na manutenção do equilíbrio internacional.

Durante a entrevista, Lula mencionou o risco de escalada global dos conflitos e alertou para a possibilidade de uma guerra de grandes proporções. “Uma terceira guerra mundial será uma tragédia dez vezes mais potente do que a Segunda Guerra Mundial”, disse, acrescentando que o cenário pode se agravar caso líderes continuem adotando posturas agressivas.

O presidente brasileiro também condenou o embargo econômico imposto a Cuba há décadas, classificando a medida como injustificável.

Para Lula, o bloqueio dificulta o desenvolvimento do país e agrava a situação da população, questionando a falta de ações semelhantes em relação a outras crises internacionais, como a do Haiti. Sobre a Venezuela, Lula defendeu que o país respeite os resultados eleitorais como forma de retomar a estabilidade política.

Ele também criticou a atuação dos Estados Unidos no cenário venezuelano, afirmando que não cabe a outro país “administrar” a política interna de uma nação soberana.

Lula ainda comentou episódios recentes de tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, destacando que divergências ideológicas não devem impedir o diálogo entre os países.

Previous Post

Vazão de 4,37 m³/s garante continuidade da Transposição do São Francisco em Monteiro

Next Post

TSE avalia se Lei Antifacção impede presos provisórios de votar nas Eleições 2026

Next Post
Justiça Eleitoral já registrou candidaturas em 17 municípios do Cariri

TSE avalia se Lei Antifacção impede presos provisórios de votar nas Eleições 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .