A Secretaria de Saúde de Monteiro, através do Centro de Especialidades Médicas e com parceria com o Hospital Regional Santa Filomena, esteve no último sábado dia (15) realizando os primeiros procedimentos de bloqueio neurolítico na lombar em pacientes do município de forma totalmente gratuita. Ao todo foram realizados 05 procedimentos pelo do Neurocirurgião Dr. Marcos Wagner e com auxílio da enfermeira Mercia Marinho, do Programa Melhor em Casa.
O bloqueio neurolítico da cadeia simpática lombar é um procedimento que injeta medicamentos na região lombar para controlar a dor. É uma técnica minimamente invasiva que pode ser eficaz para tratar a dor crônica nas costas, dor causada por hérnia de disco lombar, dor causada por isquemia crítica entre outras. O procedimento é rápido e tem um resultado imediato bastante positivo para o paciente.
De acordo com a diretora do CEMED, Solenil Ferreira, a cidade de Monteiro através da Secretaria de Saúde se torna pioneira em oferecer esse tratamento de forma gratuita à população, já quer esse tratamento só existia em redes particulares. Ela frisou ainda que a prefeita Ana Paula e a secretária de Saúde, Fabiana Ferreira, ao avaliar o benefício a população, aceitou de imediato o desafio de trazer para rede municipal os procedimentos de bloqueio neurolítico na lombar, ofertando um tratamento de qualidade e garantindo uma saúde cada vez melhor para os nossos munícipes.