Notícias

Impulsionados pelo Pix, golpes digitais disparam 74,5% em 2021

    0

    Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta terça-feira (28/6), mostram que os crimes de estelionato digital dispararam nos últimos anos. Em 2021, foram 60.519 registros, um aumento de 74,5% comparado ao ano anterior, quando o número de ocorrências chegou a 34.713. Já em 2019, foram 14.677 casos.

    Em relação aos crimes de estelionato, em geral, foram notificadas 1,2 milhões de ocorrências em 2021, o que representa uma alta de 36% em relação a 2020, que registrou cerca 927 mil casos.

    Segundo o relatório, a digitalização nos segmentos de finanças, comércio e serviços e o período pandêmico impulsionaram o aumento de golpes por meio eletrônico. Além disso, a criação do Pix facilitou a ação de criminosos.

    “Esse processo tem associado as modalidades de roubos e furtos de celulares aos crimes de estelionato e, mais especificamente do estelionato digital, nos quais a vítima é induzida a realizar transferências, ou ainda, quando da subtração do celular com acesso a aplicativos bancários, tem quantias retiradas de sua conta bancária, ou tem compras ou empréstimos financeiros realizados em seu nome”, diz o relatório.

    Em relação aos furtos e roubos de celulares, o país registrou 847.313 ocorrências. O número equivale a 1,6 crimes por minuto em 2021.

    paraibadagente

    Polícia Civil prende acusado de matar ex-companheira em Santa Cecília, na Paraíba

    Post anterior

    Lucas Guimarães publica nude de Carlinhos Maia em rede social

    Próximo post

    Veja também

    Comentários

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Notícias