Notícias

Ex-senador Ivandro Cunha Lima morre em Campina Grande aos 92 anos

0

O ex-senador Ivandro Cunha Lima morreu na manhã deste sábado (28). O político estava em casa e faleceu na presença de familiares. O corpo de Ivandro será velado no Cemitério Parque Campos Santos da Paz, em Campina Grande. O sepultamento acontecerá às 17h de hoje.

A morte de Ivandro foi confirmada pelo também ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Há um mês, a família se despediu de Ivandro Cunha Lima Filho em decorrência de complicações da Covid-19.

Ivandro Cunha Lima era avô do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), de quem nutria uma grande admiração.

Em publicação nas redes sociais, o governador João Azevêdo (PSB) lamentou a morte de Ivandro e decretou luto oficial de três dias na Paraíba.

“A Paraíba perde um grande homem, que deixa um legado construído ao longo dos seus 92 anos”, disse Azevêdo.

Biografia

Ivandro começou atuando na política estudantil, tendo sido presidente do Centro Estudantal Campinense. Em 1974 foi eleito suplente de Senador juntamente com Rui Carneiro, assumindo o mandato em 1977 por decorrência da morte do titular.

Em 1978, com a entrada dos Senadores Biônicos no Senado Federal, Ivandro chegou a ser eleito 4º Secretário da Casa, declinando à indicação por reverência aos planos traçados pelo MDB, que foi contra a participação dos biônicos na Mesa Diretora do referente biênio.

Em 1982, quando terminou seu mandato de Senador, Ivandro iniciou sua campanha para a Câmara Federal, desistindo durante a campanha por motivos de saúde.

Em 1994, Ivandro é candidato a reeleição pelo PMDB, elegendo-se, desta vez com 53.747 votos ou 5,62%.

No ano de 1998, após desentendimentos dentro do partido – leia-se PMDB- Ivandro decide deixar os palanques, como candidato, porém figurando até hoje como uma das peças chave do grupo Cunha Lima.

Três anos após deixar o Congresso Nacional, Ivandro é homenageado pelo Senado com a inauguração do Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, no dia 13 de Março de 2001.

Em 2002, seu sobrinho Cássio Cunha Lima é eleito Governador da Paraíba, assim, Ivandro recebe convite e retorna ao Gabinete Civil do Governador, permanecendo por mais de 3 anos.

Em 2010 é eleito 2º suplente de senador através de seu sobrinho Cássio Cunha Lima, com mais de 1 milhão de votos.

Edvaldo

Decoração do São João daria para enfeitar a BR-230 de Campina a João Pessoa

Previous article

Parceria Estado e Prefeitura: Pavimentação asfáltica da travessia urbana de São João do Tigre é iniciada

Next article

Veja também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias