Notícias

Eclipse lunar total terá observação pública em cidade do Cariri

0

Depois de 3 anos, o primeiro eclipse total da lua, visível na Paraíba, poderá ser visto em várias cidades do Estado. O fenômeno está previsto para acontecer entre o fim da noite do próximo domingo (15) e a madrugada da segunda-feira (16).

Segundo os astrônomos, o fenômeno poderá ser observado por meio de telescópios em eventos públicos realizados na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, e em Taperoá, no Cariri.

O eclipse poderá ser observado de qualquer local do Brasil. A duração total do evento é de 5 horas e 19 minutos, iniciando ainda no domingo, às 22h32, e se estendendo até às 3h50 da madrugada de segunda.

O último eclipse lunar total observado da Paraíba aconteceu na madrugada do dia 21 de janeiro de 2019. Depois disso, outros fenômenos foram visíveis no estado, mas nenhum deles chegou a um nível considerado de totalidade, que é quando a lua apresenta uma coloração avermelhada.

Para que a população possa acompanhar o eclipse, a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes e a Associação Paraibana de Astronomia (APA) estão promovendo um evento público para observação através de telescópios.

O evento será realizado durante toda a noite, onde serão disponibilizados telescópios a partir das 22h do domingo. O eclipse também poderá ser acompanhado em tempo real em um telão instalado especialmente para o evento.

Já no município de Taperoá, um evento semelhante ao de João Pessoa começa a partir das 22h, do domingo (15) e está previsto para acontecer na Praça da Sede da Filarmônica Municipal.

De acordo com a APA, o eclipse lunar total é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua é ocultada totalmente pela sombra da Terra. Isso acontece sempre que o sol, a Terra e a lua se encontram alinhados, com a Terra entre os outros dois.

Eclipses totais da lua podem ocorrer anualmente ou até mais de uma vez ao ano. Mas como para observar um eclipse lunar é preciso estar no lado da Terra voltado para lua no momento do fenômeno, para determinados locais, pode ocorrer alguns períodos sem eclipses totais, como foi o período dos últimos 3 anos na Paraíba.

 

PB Agora

Edvaldo

Prefeita Anna Lorena anuncia atrações do São João de Monteiro nesta quinta

Previous article

“Vamos dar sequência”, diz Guedes sobre estudos para privatizar Petrobras

Next article

Veja também

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

More in Notícias