Apenas 17% dos paulistas apoiam a realização do Carnaval entre os dias 20 e 23, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (13) pelo jornal Folha de S.Paulo. Outros 78% são contra a festa fora de época, e 4% são indiferentes.
A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de abril, e contabilizou 1.806 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais em 62 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Não há diferença significativa entre os índices registrados na capital e os registrados no interior paulista.
Os desfiles ocorrerão durante o feriado de Tiradentes, na próxima semana, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Há blocos de São Paulo que pretendem sair, mesmo sem a estrutura normalmente oferecida pela prefeitura. Eles ainda negociam com o poder público a realização da festa.
Os entrevistados pelo Datafolha mostraram que apenas 6% pretendem participar dos blocos de rua no caso de eles serem realizados. Também há rejeição à realização da festa no Rio de Janeiro, onde 69% das pessoas são contra o Carnaval fora de época.
O maior respaldo à realização da festa em São Paulo se dá entre os mais jovens. São a favor 24% dos entrevistados na faixa de 16 a 24 anos. Na faixa etária de 60 anos, o índice de favoráveis cai para 13%.
O apoio também é maior quanto mais elevadas são a renda e a escolaridade. Em São Paulo, 26% das pessoas com nível superior e 32% das que ganham mais de dez salários mínimos são favoráveis.
Comentários