O deputado Wellington Roberto, presidente estadual do PL, legenda escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro para disputar a reeleição, escalou o time que formará o palanque bolsonarista, segundo notícias publicadas em portais da Paraíba, no fim de semana.
Além dele próprio, Wellington disse que a linha de frente do bolsonarismo no Estado terá o filho Bruno, que se apresenta como candidato a senador; o apresentador Nilvan Ferreira (PTB), o deputado Cabo Gilberto e o ministro Marcelo Queiroga.
Mais antenado com os planos de Brasília, o presidente do PL adiantou que a intenção é eleger três deputados federais, além de disputar os cargos mais importantes no Estado, o Governo e a vaga no Senado. O foco, porém, deverá ser a Câmara Federal, que é o tesouro de todos os partidos e, certamente, uma preocupação de, que deseja fazer sua própria bancada para ficar menos dependente de outras legendas, caso seja reeleito.
De acordo com a matéria na qual Wellington Roberto revela os planos do PL, já estaria decidida a participação do ministro Marcelo Queiroga na campanha, faltando apenas o presidente Bolsonaro definir qual a missão a ele confiada.
Mas não é difícil deduzir que o ministro Queiroga deseja ser candidato a deputado federal. Tanto que Wellington Roberto já desenha a possibilidade de o PL da Paraíba conquistar três cadeiras na Câmara. Uma seria a dele e o outro nome parece ser o do deputado estadual Cabo Gilberto, que deseja ascender a Brasília.
E por que não seria o apresentador Nilvan Ferreira o candidato a deputado federal, com o ministro Marcelo Queiroga sendo candidato a governador?
Lógico que essa solução é possível, mas é a mais complicada. Para ser candidato a deputado federal e se beneficiar da soma de votos de Wellington Roberto, Cabo Gilberto e demais candidatos do PL, Nilvan teria que deixar o comando do PTB e entrar nas trincheiras liberais como comandado, já que não existe movimentação para formação de federação entre o PL e o PTB.
Neste caso, o mais provável é que Nilvan seja mesmo candidato a governador, com Bruno Roberto disputando o Senado. Pelo visto, o time bolsonarista está praticamente formado.
Por Josival Pereira
Comentários