Destaques

OMS rebate fala de Bolsonaro sobre afirmar que Ômicron seria bem-vindo

    0

    Questionado nesta quarta-feira (12) sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro de que a Ômicron é uma variante do coronavírus “bem-vinda”, o diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mike Ryan, rechaçou a declaração.

    Segundo o médico, apesar de, aparentemente, não provocar casos tão severos de Covid-19, a Ômicron tem levado muitas pessoas, principalmente não vacinados, a leitos de terapia intensiva ao redor do mundo.

    “Esta não é uma doença leve. […] Eu acredito que é muito importante que nós lembremos que ainda depende de nós – o diretor-geral [da OMS] diz muito isso. Não é o momento de desistir, de capitular, de dizer que esse é um vírus bem-vindo, especialmente quando a mortalidade pode ser prevenida pela vacinação.”

    O mundo tem vivido recordes diários de novos casos de Covid-19, com a Ômicron já detectada em cerca de 150 países. A preocupação da OMS é maior em regiões com baixa cobertura vacinal.

    “A Ômicron não tem matado ninguém. Ela tem capacidade de se difundir muito grande, mas a letalidade é muito pequena. Dizem até que seria um vírus vacinal. Alguns estudiosos sérios e não vinculados a farmacêuticas dizem que a Ômicron é bem-vinda e pode sinalizar o fim da pandemia”, afirmou o presidente mais cedo.

    Também não procede a informação de que a Ômicron não provoca mortes.

    A líder da resposta da OMS à pandemia, a epidemiologista Maria van Kerkhove, ressaltou que “a Ômicron se transmite muito rapidamente e de forma muito eficaz entre as pessoas”.

    “Não é possível evitar que ele [coronavírus] circule, mas podemos controlar a sua disseminação com as ferramentas: máscara, distanciamento, evitar aglomerações…”

    Segundo a especialista, “neste momento, não podemos prevenir todas as infecções, mas podemos reduzir o número de casos”.

    A vacinação, ela complementou, é a forma mais eficaz de redução da gravidade dos casos de Covid-19.

    paraibadagente

    Walber Virgolino detona policiais civis após acordo com Estado: “cornos, fracos e medíocres”

    Post anterior

    Em dia de nova pesquisa com liderança folgada de Lula, Bolsonaro ataca petista

    Próximo post

    Veja também

    Comentários

    Comentar

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em Destaques