O presidente do SINTRAF e coordenador estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Paraíba, Valdenício Herculano, comemorou a conquista de importantes equipamentos agrícolas para duas associações do município de Monteiro, no Cariri paraibano, viabilizada por meio de articulação junto à Companhia Nacional de Abastecimento.
Os equipamentos, avaliados em R$ 37.393,50 para cada associação, foram destinados à Associação dos Assentados do Assentamento Dos Dez e à Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores do Sítio Angiquinho, por meio do Programa de Modernização da Agricultura Familiar. A cessão de uso foi formalizada através de termo firmado com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), com recursos descentralizados pela Conab.
Entre os itens entregues estão motocultivador, carreta agrícola, sulcador, encanteirador, semeadora adubadora para plantio direto, roçadeira, capinadeira, par de rodas de ferro e colheitadeira de milho de uma linha, equipamentos que vão contribuir diretamente para o fortalecimento da produção, redução de custos e melhoria das condições de trabalho dos agricultores familiares.
Além da entrega dos equipamentos, a iniciativa também contempla a implantação de 25 quintais produtivos para a região do Cariri e a liberação de 80 projetos do programa “Da Terra à Mesa Brasil”, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas à segurança alimentar, geração de renda e desenvolvimento sustentável no campo.
Valdenício Herculano destacou que a conquista é resultado de articulação e compromisso com a agricultura familiar.
“Essa é uma vitória muito importante para a agricultura familiar do Cariri. Esses equipamentos vão fortalecer as associações, melhorar a produção e garantir mais dignidade para os agricultores e agricultoras. Também celebramos os quintais produtivos e os projetos do Da Terra à Mesa Brasil, que chegam para ampliar a produção de alimentos e a geração de renda. É fruto de muita luta, diálogo e parceria com a Conab”, afirmou.
PARAÍBA DA GENTE





















