O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta sexta-feira (9) que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será divulgado em 16 de janeiro.
A data de divulgação das notas individuais do exame foi tornada pública a 10 dias do início das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Diferente da edição de 2024, o edital do Enem 2025 não informava quando as notas seriam disponibilizadas.
Os gabaritos das provas, que indicam as respostas corretas, já estão disponíveis. Falta, apenas, a disponibilização da pontuação por área do conhecimento e da redação para os participantes.
As notas estarão disponíveis na página do participante e devem ser acessadas utilizando o login gov.br (CPF e senha).
A prova, aplicada em novembro do ano passado, é usada para aprovar estudantes em universidades por meio de processos seletivos que estão prestes a começar, como o Sisu (de 19 a 23 de janeiro), Prouni (26 a 29 de janeiro) e o Fies (sem cronograma).
Sobre o Enem
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.
Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.





















