Representantes da Prefeitura de Monteiro e a ativista de direitos humanos, Ciara Lys, participaram da primeira reunião de articulação que marca o início dos trabalhos para aprofundar o levantamento e a identificação da possível existência de comunidades quilombolas no município de Monteiro.
O encontro contou com a presença da ativista de direitos humanos Ciara Lys, além de Edilene Monteiro — Coordenadora Nacional da CONAQ, articuladora da CECNEQ-PB e presidenta da Comunidade Quilombola Santa Rosa (PB) — e de Josiel Ventura, liderança quilombola e representante do diretório da CECNEQ-PB.
A reunião representa o primeiro passo de um processo que deverá se desdobrar em diversos outros momentos de diálogo, escuta qualificada e construção coletiva junto à população local. O objetivo é reunir informações, ouvir relatos históricos e sociais e aprofundar o reconhecimento da identidade quilombola no território monteirense.
Para Ciara Lys, o momento é fundamental para garantir direitos e fortalecer a memória das comunidades tradicionais.
“Esse é um processo que precisa ser construído com escuta, respeito e participação direta da comunidade. A identificação quilombola não é apenas um reconhecimento histórico, mas também um passo importante para a garantia de direitos, políticas públicas e valorização cultural”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos humanos, a inclusão social e o fortalecimento das identidades tradicionais, respeitando os princípios do diálogo, da participação popular e da justiça social. Novas reuniões e atividades deverão ser realizadas ao longo do processo para assegurar ampla participação da comunidade.
PARAÍBA DA GENTE





















