O presidente Lula (PT) lidera todos os possíveis cenários eleitorais de primeiro turno para 2026 e venceria qualquer possível adversário em uma disputa de segunda turno. É o que aponta a pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13).
O levantamento aponta que Lula varia de 31% a 39% de intenções de voto nos testes de primeiro turno, com distância considerável para todos os possíveis adversários. A disputa mais apertada é contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, quando soma apenas 5 pontos de vantagem.
Entre os candidatos aptos a concorrer, o mais competitivo é o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que aparece com 12 pontos a menos do que Lula em um cenário com apenas três candidatos. Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Eduardo têm desempenhos parecidos, com ampla vantagem para Lula.
No segundo turno, Lula venceria por diferenças entre 3 e 17 pontos percentuais. Contra o inelegível Jair Bolsonaro, teria 42%, ante 39%, o que configura empate técnico. A diferença era de 10 pontos percentuais há um mês.
A vantagem de Lula contra Ciro Gomes (PSDB), Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), é de 5 pontos. Em outubro, ela era de 9 pontos, 12 pontos e 13 pontos, respectivamente. Lula em distância confortável, de mais de dez pontos, contra Eduardo Leite (PSD) e Eduardo Bolsonaro (PL).
A Quaest testou pela primeira vez o nome de Renan Santos (Missão), fundador do Movimento Livre Brasil (MBL), que teria 25% dos votos, contra 42% de Lula.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Cenários de segundo turno medidos pela Quaest
Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível, Lula marca 42% (eram 46%) e Bolsonaro, 39% (eram 36%). Indecisos são 2% (eram 2%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 17% (eram 16%). Contra Ciro Gomes, Lula tem 38% (eram 41%) e Ciro, 33% (eram 32%). Indecisos são 3% (eram 3%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 26% (eram 24%).
Disputando com Tarcísio de Freitas, Lula tem 41% (eram 45%) e o governador de São Paulo, 36% (eram 33%). Indecisos são 3% (eram 3%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 20% (eram 19%). Contra Ratinho Jr., Lula marca 40% (eram 44%) e Ratinho, 35% (eram 31%). Indecisos são 3% (eram 3%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 22% (eram 22%).
Contra Romeu Zema (Novo), Lula marca 43% (eram 47%) e o governador de Minas, 36% (eram 32%). Indecisos são 3% (eram 3%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 18% (eram 18%). Contra Michelle Bolsonaro, Lula tem 44% (eram 46%) e Michelle, 35% (eram 34%). Indecisos são 3% (eram 2%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 18% (eram 18%).
Disputando com Eduardo Bolsonaro, Lula tem 43% (eram 46%) e o deputado, 33% (eram 31%). Indecisos somam 3% (eram 3%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 21% (eram 20%). Contra Eduardo Leite, Lula marca 41% (eram 45%) e Leite, 28% (eram 22%) Indecisos são 4% (eram 4%) e Branco/Nulo/Não vai votar, 27% (eram 29%).
Rejeição
O levantamento também aponta que Lula e os principais adversários ficaram estáveis nos quesitos rejeição e potencial de voto, com números que oscilaram dentro da margem de erro do levantamento (2 pontos percentuais).
O mais rejeitado segue sendo Eduardo Bolsonaro, com 67% de eleitores que indicam que não votariam no deputado sob nenhuma hipótese.
Para 59% dos brasileiros, Lula não deve se candidatar à reeleição em 2026 (eram 56% em outubro), enquanto 38% pensam o contrário (eram 42%) e 3% não sabem ou não responderam. Questionados sobre o papel de Jair Bolsonaro na eleição, 67% acreditam que ele deve abrir a mão da candidatura e apoiar outro candidato (eram 76% em outubro). Já 26% acham que ele deve manter a candidatura (eram 18%), e 7% não sabem ou não responderam.
A Quaest também questionou os entrevistados sobre qual seria o melhor resultado da eleição presidencial de 2026 para o Brasil. Na liderança, aparecem empatados técnicos os que preferem um nome não ligado a Lula ou Bolsonaro (24%) e os que desejam a reeleição do petista (23%).























