A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta terça-feira (23), J.E.S., de 44 anos, conhecido como “Dema”, suspeito de envolvimento no homicídio do indígena Adeval Ferreira Leite, ocorrido em agosto deste ano, no município de Pesqueira, em Pernambuco.
A prisão foi realizada pelo Grupo Tático Especial/Núcleo de Homicídios da 14ª DSPC de Monteiro, com apoio da Polícia Militar da Paraíba e informações repassadas pela Delegacia de Pesqueira/PE. O suspeito foi encontrado no Sítio Cacimba Nova, zona rural de São João do Tigre, Cariri paraibano.
A prisão ganhou destaque pela rapidez. Segundo a polícia, o mandado foi expedido pela Delegacia de Pesqueira e cumprido em menos de 24 horas após a comunicação às autoridades paraibanas.
Há três meses, a Polícia Civil da Paraíba também havia registrado outra prisão de grande repercussão na região, ao capturar em Sumé o acusado de assassinar o empresário Wallace Lovato, em Vila Velha/ES.
O crime
De acordo com as investigações, Adeval foi violentado e espancado no dia 16 de agosto, no Sítio Cajueiro, zona rural de Pesqueira. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, mas morreu três dias depois em consequência das agressões.
Antes de falecer, Adeval relatou a familiares e profissionais de saúde detalhes do ataque e identificou os agressores, que já eram conhecidos dele. Um dos envolvidos segue foragido.