No Result
View All Result
11 de setembro de 2025
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

PB adota plataforma digital para monitorar saúde emocional dos alunos

paraibadagente por paraibadagente
11/09/2025
in Destaques, Notícias
0
PB adota plataforma digital para monitorar saúde emocional dos alunos
400
SHARES
2.4k
VIEWS
WhatsAppFacebook

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba realizou nesta quarta-feira (10), em João Pessoa, a formação da plataforma socioemocional SPECK, reunindo representantes das 87 escolas contempladas pelo Programa Escolas do Amanhã. O encontro contou com a participação de coordenadores pedagógicos, estudantes e gestores das 16 Gerências Regionais de Educação. A iniciativa marcou o início da implementação da ferramenta tecnológica na Rede Estadual, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas ao cuidado socioemocional no ambiente escolar.

A plataforma SPECK, desenvolvida pela empresa Sistematech, utiliza inteligência artificial associada à psicolinguística para analisar textos produzidos por estudantes, extraindo informações sobre aspectos emocionais, potenciais e dificuldades individuais. Esses diagnósticos permitirão às escolas identificar necessidades e elaborar estratégias personalizadas, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento integral dos alunos. Os dados gerados serão utilizados para subsidiar ações pedagógicas e políticas públicas voltadas ao bem-estar dos estudantes.

Na abertura do evento, a gerente executiva de Educação Integral, Wennia Figueiredo, destacou a importância da implementação da iniciativa e o envolvimento direto das escolas. Em sua fala, ela ressaltou que trazer o estudante para participar da formação representa um reconhecimento ao trabalho realizado diariamente nas unidades de ensino. “Falar de saúde emocional nas escolas e trazer o estudante para cá é uma questão de honra, porque sabemos os desafios vividos em sala de aula e queremos consolidar essa política junto às nossas escolas”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, afirmou que o trabalho desenvolvido nas escolas deve preparar os estudantes para a vida em todas as suas dimensões. Ele lembrou que, nos últimos anos, a Secretaria tem ampliado a presença de profissionais de psicologia e assistência social nas Gerências Regionais, além de fortalecer o movimento estudantil com programas voltados ao protagonismo juvenil. “A escola precisa preparar o estudante para lidar com desafios, escolhas e frustrações, porque é isso que ele encontrará ao longo da vida. Essa plataforma é uma ação importante nesse processo de preparação”, pontuou.

O secretário executivo de Gestão Pedagógica, Edilson Amorim, também participou da atividade e apontou que a formação chega em um momento necessário para a Rede Estadual. Ele destacou experiências observadas em outras localidades, em que a integração entre escolas e comunidades fortaleceu práticas pedagógicas. “Antes da escola pedir socorro, ela precisa buscar parcerias. É isso que iniciativas como esta formação trazem, a possibilidade de abrir espaço para que novas soluções sejam construídas de forma coletiva”, observou.

A programação do evento contou ainda com a palestra da psicóloga Mariana e do CEO da plataforma, Roberto Francisco, que apresentaram as funcionalidades da ferramenta e orientaram os participantes sobre sua aplicação no cotidiano escolar. A formação incluiu ainda momentos práticos para os representantes das escolas aprenderem a utilizar o sistema, de forma a garantir que o conhecimento seja multiplicado entre professores e alunos em cada unidade contemplada.

A estudante Gabrielly Vasconcelos, da Escola Cidadã Integral Irineu Pinto, de Bayeux, representou sua escola na formação e avaliou como positivo o investimento em ações voltadas para a saúde emocional. “Eu já tive problemas com depressão, e considero muito importante que a escola compreenda o que cada aluno sente, porque isso impacta diretamente no aprendizado. Participar desse momento me deixa animada para compartilhar a experiência com os colegas”, relatou. Após a formação, Gabrielly terá a missão de auxiliar na formação de outros estudantes.

Segundo o gerente operacional de Desenvolvimento das Competências Socioeducacionais, Ricardo Jerônimo da Silva, “a proposta é que o uso da SPECK não se limite a diagnósticos, mas que gere ações concretas dentro das escolas, fortalecendo o trabalho pedagógico e a relação entre alunos e comunidade escolar,” disse.

Com representantes de todas as 16 Gerências Regionais presentes, o encontro também reforçou a integração das escolas no processo de implementação da política socioemocional. Ao final da formação, foram dados encaminhamentos para que cada escola multiplique os conhecimentos adquiridos e inicie a utilização da SPECK ainda neste semestre letivo de forma experimental. De acordo com a gerente Wennia Figueiredo, o monitoramento será contínuo e os resultados obtidos a partir da plataforma irão orientar novas ações voltadas ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes da Rede Estadual da Paraíba.

MaisPB

Previous Post

Grave acidente em Monteiro deixa vítimas feridas e mobiliza equipes de socorro

Next Post

Deputado aliado de Efraim e Veneziano pontua que escolha do candidato das oposições só sairá em março de 2026

Next Post
Deputado aliado de Efraim e Veneziano pontua que escolha do candidato das oposições só sairá em março de 2026

Deputado aliado de Efraim e Veneziano pontua que escolha do candidato das oposições só sairá em março de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .