O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPNB+ prestou uma homenagem especial à militante Ciara Lys, de Monteiro, Cariri paraibano, destacando sua incansável dedicação às pautas voltadas para a população LGBTQIAPNB+ e à agricultura familiar do estado da Paraíba.
A nota de reconhecimento ressalta a firmeza, o cuidado e o zelo de Ciara no trato com cada delegado e delegada vindos de diferentes municípios, sempre atuando com respeito e compromisso. A atuação da militante é lembrada como exemplo de resistência e perseverança em um cenário político desafiador, onde a sociedade civil organizada tem assumido o protagonismo no debate público.
O Conselho enfatizou que, assim como em outros estados, na Paraíba também é a mobilização popular que garante avanços concretos. “Mesmo após a retomada do processo democrático de participação social, nem tudo está dado. É preciso refazer rotas, criar novas estratégias e fortalecer o diálogo para que esse esforço coletivo se torne efetivo na vida de cada pessoa LGBTQIAPNB+ nos 223 municípios paraibanos”, destacou a entidade.
O reconhecimento a Ciara Lys também reforça a importância da união e da ousadia na construção de uma sociedade mais democrática, plural e inclusiva. Em um ano eleitoral, o Conselho lembra que a pauta LGBTQIAPNB+ volta a ocupar o centro dos debates, cabendo à sociedade civil organizada a missão de cobrar dos gestores e arranjos políticos a efetivação das propostas aprovadas em âmbito estadual e nacional.
A trajetória de Ciara Lys simboliza não apenas uma conquista pessoal, mas também o fortalecimento coletivo de um movimento que segue firme na luta por mais respeito, dignidade e direitos.
PARAÍBA DA GENTE