Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 21, mostra que Lula ampliou vantagem sobre todos os potenciais candidatos de direita à Presidência nas simulações de segundo turno sobre as eleições do ano que vem. Segundo o levantamento, o presidente figura como favorito em nove cenários testados.
Lula tem 47% das intenções de voto numa disputa direta contra Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) e está com os direitos políticos cassados até 2030. O capitão, por sua vez, aparece com 35%. A vantagem do petista sobre seu maior rival saltou de 6 pontos percentuais na última edição da pesquisa, divulgada em julho, para 12 pontos agora.
Quando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece como o adversário de Lula, o petista registra 43% das intenções de voto, enquanto o pupilo bolsonarista tem 35%. A diferença entre os dois subiu de 4 pontos em julho deste ano para 8 pontos percentuais em agosto.
Em uma disputa simulada entre o presidente e Michelle Bolsonaro, Lula marca 47% das intenções de voto — 13 pontos percentuais à frente da ex-primeira-dama, que figura com 34%. Em julho, a diferença entre os dois era de 7 pontos.
Num eventual embate com Eduardo Bolsonaro, o filho do ex-presidente que tem instigado do exterior a crise diplomática entre os Estados Unidos e o Brasil, o presidente amealha 47%, frente a 32% registrados para o deputado federal.
Temores
A pesquisa apontou também que quase metade da população brasileira tem mais medo de Bolsonaro retornar ao Planalto do que de Lula ser reeleito. De acordo com a Genial/Quaest, 47% afirmam temer a volta do ex-presidente — três pontos a mais em relação a julho.
Outros 39% dizem temer mais um novo mandato do petista. Em julho, eram 41%. A consultoria Genial/Quaest realizou 12.150 entrevistas entre os dias 13 e 17 de agosto de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.