Durante entrevista ao programa Edvaldo Reis, nesta quarta-feira (26), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (SINTRAF) de Monteiro, Valdenício Herculano, fez um importante convite aos agricultores do Cariri e de toda a Paraíba: para participarem da grande plenária sobre o Desenrola Rural , que acontece nesta quinta-feira, dia 27 de março, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Monteiro.
O evento é promovido pela FETRAF, pelos SINTRAFs, sindicatos da agricultura familiar, associações, cooperativas, além de contar com o apoio do Banco do Nordeste, MDA, INCRA e SINTEC. O objetivo é discutir soluções práticas e acessíveis para agricultores que enfrentam dificuldades de crédito, especialmente por meio do programa Desenrola Rural , que visa renegociar dívidas, possibilitar liquidação de débitos antigos e abrir caminho para novos financiamentos.
Segundo Valdenício, essa é uma oportunidade única para que os agricultores familiares possam se reorganizar financeiramente e retomar o acesso às políticas públicas fundamentais, como o PRONAF.
“Queremos garantir que nenhum agricultor familiar da Paraíba fique sem acessar crédito por conta de dívidas antigas. O Desenvolvimento Rural chega para dar essa chance de recomeçar, reestruturar suas propriedades, investir na produção de alimentos e gerar renda com dignidade” , destacou o presidente.
O plenário contará com a presença de representantes do MDA, INCRA, Banco do Nordeste, técnicos de assistência rural, cooperativas, sindicatos e organizações do campo. Entre os pontos centrais dependem da renegociação de dívidas com os bancos, da liberação da segunda operação do PRONAF-A para assentados da reforma agrária e da ampliação do acesso à internet nas áreas rurais.
Valdenício Herculano também reforçou o chamado para a mobilização dos 16 assentamentos do Cariri , bem como secretários de agricultura , presidentes de conselhos , prefeitos e demais lideranças locais:
“A partir dessa plenária, iniciamos uma grande mobilização e busca ativa. Não podemos permitir que um agricultor sequer fique de fora desse processo de retomada do crédito. Essa é uma ação concreta para fortalecer a agricultura familiar e garantir alimentos saudáveis na mesa da nossa população” , afirmou.
PARAÍBA DA GENTE