Não é só em Paris que a representação da Santa Ceia andou causando controvérsia. No Rio, a obra “E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos” (foto), da artista pernambucana Elvira Freitas Lira, foi vetada da exposição “O que te faz olhar para o céu?”, em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio.
A tela, inspirada no famoso quadro de Leonardo Da Vinci, faz um questionamento à representatividade e traz o momento da Santa Ceia com discípulos pretos, entre eles, algumas mulheres, e o próprio Jesus numa figura feminina. Como solução, o curador Rodrigo Franco deixou o local onde a obra estaria exposta apenas com uma moldura vazia.
Avaliada em R$ 10 mil, a obra de Elvira será vendida em um leilão beneficente ao lado de mais 60 obras de outros artistas que fazem parte da exposição, tais como, Emerson Rocha, Edu de Barros, Andy Villela, Claudio Tobinaga, Caio Pacela, entre outros.
Segue posicionamento dos Correios:
Durante a análise inicial e aprovação do projeto da exposição “O que te faz olhar para o céu?”, a obra “E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos” não constava do catálogo apresentado.
Porém, considerando o alinhamento da obra aos valores dos Correios, em especial, Respeito às Pessoas e Diversidade, a curadoria da unidade cultural, em reavaliação do assunto, irá providenciar sua exibição na exposição para apreciação do público em geral.
Os Correios reafirmam seu compromisso em manter unidades culturais plurais e abertas à comunidade artística, em prol da construção de uma programação eclética, democrática, atrativa e inclusiva para toda a sociedade.
COM INFORMAÇÕES GLOBO