De carona no filme DivertidaMente 2, uma publicação do Banco Central (BC), publicada nesta terça-feira (25/6), soou como uma indireta ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o controle dos gastos públicos. Nos comentários, os internautas identificaram o destino da indireta.
O post no feed de uma rede social apresenta uma montagem com duas figuras, ambas do filme. Na primeira aparece a frase “Aaaah, uma nova emoção!”, com expressão de susto de uma das protagonistas.
Na parte inferior da montagem a expressão é de frustração, com a frase “Oi, eu sou a vontade de gastar sem poder”. Nela aparece a personagem com um cartão nas mãos.
Além da imagem, a postagem do Banco Central vem acompanhada de um texto que diz ser necessário manter o controle das emoções ao realizar compras e evitar ser impulsivo. “Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do item.”
Na sequência, a orientação é ter um planejamento para as despesas. “Planejar suas finanças permite identificar prioridades, economizar e evitar dívidas”. Ao final, o banco se coloca como uma fonte de informações para orientar decisões financeiras.
Quatro horas após a publicação, havia 276 comentários. Usuários da rede social entenderam a publicação como uma provocação ao governo federal. “Tem que marcar o governo federal aqui, né”, diz um deles. Outro diz “Indireta para o governo né. Quem pegou o código”, ironiza.