Na última sexta-feira (07), o presidente do Sindicato de Agricultores e Agricultoras Familiares (SINTRAF), Valdenício Herculano, participou de uma audiência pública no município de Sumé para discutir o acesso à água na região do Cariri.
O evento, proposto pelo deputado Dr. Romualdo, contou com a presença do deputado George Morais, do ex-senador Efraim Morais, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, sindicatos da agricultura familiar, associações rurais e cooperativas da região.

Durante a audiência, Valdenício Herculano abordou a grave situação da falta de água em Monteiro, destacando que, mesmo após a chegada da transposição do Rio São Francisco, a cidade enfrenta até seis dias consecutivos sem abastecimento de água.
“Água que passa aqui no Rio Paraíba, ela vai para o Congo, para poder voltar para a adutora, podendo ser feito aqui mesmo uma adutora de mais ou menos 6 km para poder resolver o problema,” afirmou Valdenício.

Ele também chamou atenção para a situação dos ribeirinhos que vivem às margens do Rio Paraíba e que não têm acesso à água, nem para consumo humano nem para o consumo animal.
“As comunidades de Tingui, Pau d’Arco, Tamanduá, Bredos, Serrote, Garapa, Assentamento Xique-Xique, Boa Esperança, Sítio do Meio, em Monteiro, que ficam localizadas às margens do rio, não estão tendo acesso a essa água,” destacou.
O presidente, destacou que a audiência pública foi um importante fórum para discutir soluções viáveis para os problemas de abastecimento na região do Cariri, evidenciando a necessidade de ações concretas para garantir o acesso à água para todas as cidades afetadas.
PARAÍBA DA GENTE























