Estamos a 6 meses da eleição municipal e nos deparamos com a primeira pesquisa eleitoral da nossa cidade. Analisando friamente, sem paixões ou partidarismo, podemos observar algo muito comum nas pesquisas realizadas em início de períodos eleitorais, o grande número de pessoas que não responderam.
Pois bem, tal fenômeno pode ser reflexo do receio a quem foi perguntado, pois a essa altura do campeonato os entrevistados que preferiram não responder, provavelmente consideram muito cedo para uma resposta conclusiva, e algumas situações podem ser hipotetizadas, a exemplo do ato de se expor de alguma forma, talvez algumas pessoas prefiram estabelecer a discrição.
Um outro cenário que chama bastante a atenção são os números da candidatura de Paulo Neto, pontuando de forma razoável nesta primeira pesquisa, sendo mais um ponto a ser refletido. Uma outra condição é a diferença entre o primeiro e o segundo lugar, os números apontados pela pesquisa mostram que a oposição precisará trabalhar com muito afinco para tirar essa diferença.
E para finalizar, a situação deve refletir que o jogo não está definido, pois se juntarmos os números das 2 candidaturas da oposição essa diferença cai consideravelmente.
Dessa forma, fazendo uma analogia ao jogo de xadrez, o tabuleiro está montado, algumas peças já foram mexidas, e estamos no aguardo das próximas jogadas.