O agricultor Deusdete Lino Pereira, de 54 anos, morador de Igaracy, Paraíba, recuperou a visão após 8 anos. A cirurgia de transplante de células-tronco do limbo, realizada no Hospital HELP em Campina Grande – PB, foi um sucesso, trazendo esperança para toda a família.
No dia 09 de janeiro de 2024, a vida do agricultor Deusdete Lino Pereira renasceu. Há oito anos, ele perdeu a visão do olho direito enquanto trabalhava em uma casa, vítima de um incidente com um balde de tinta. O olho esquerdo, embora também lesionado, foi salvo na ocasião. Contudo, quatro anos depois, trabalhando na roça, uma pedra atingiu o olho esquerdo dele, resultando em uma infecção irreversível que exigiu sua remoção.
A busca por tratamento levou o agricultor a diversos centros oftalmológicos em João Pessoa, Brasília e Recife, sem sucesso. Após uma pesquisa na internet, ele descobriu um caso semelhante ao seu na cidade de Itaporanga.
“Pesquisando na internet, descobrimos o caso de uma mulher de Itaporanga que fez um transplante de córnea. Conseguimos o contato com ela e nos indicou o Dr. Diego Gadelha em Campina Grande. Ele é um médico muito bom. Perguntei à minha irmã se desse certo fazer a cirurgia se ela faria a doação, e ela disse que faria na mesma hora e de bom coração. Então corri atrás, e depois ele me disse que seria uma doação, eu fiquei muito emocionado”, afirmou.
PARAÍBA DA GENTE
Com MaisPB























