Na última segunda-feira (08), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado da Paraíba (FETRAF) se reuniu na sede da Superintendência Regional do INCRA/PB com líderes de Projetos de Assentamentos da Região do Cariri, secretários municipais, vereadores e lideranças do Vale do Paraíba, Sapé e Taperoá, dentre outros. O objetivo do encontro foi discutir a situação atual das áreas de projetos de assentamentos e reivindicar ações efetivas na regularização fundiária, concessão de créditos, titulação de lotes e ações estruturantes destinadas às famílias assentadas.
Durante a reunião, o presidente da FETRAF, Valdenício, ressaltou a importância da representação sindical no processo de luta e conquistas voltadas à agricultura familiar e apresentou as necessidades mais urgentes na retomada do atendimento feito pelo INCRA nas áreas de assentamento. O coordenador Edinaldo Leite também falou sobre a atual conjuntura em que os assentamentos se encontram e enfatizou a necessidade de uma atuação institucional voltada à regularização das pendências existentes nas áreas e à destinação de lotes de reforma agrária através da ação de titulação.

O superintendente regional do INCRA/PB, Antônio Barbosa, agradeceu a oportunidade de recepcionar as lideranças na sede da Superintendência e da importância do acolhimento da pauta e tratamento das demandas pelos setores técnicos da casa. Ele fez uma explanação sobre a atual conjuntura da política pública da Reforma Agrária, da importância do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário na execução da Política Nacional de Reforma Agrária, e enfatizou o compromisso da reestruturação do INCRA, do resgate da união entre os parceiros históricos e da retomada do atendimento e diálogo junto ao público de reforma agrária pela casa.
Essa reunião é de grande importância para a agricultura familiar da Paraíba e reforça a importância do diálogo entre as entidades representativas e o poder público para a busca de soluções e melhorias nas condições de vida dos trabalhadores rurais.

Paraíba da Gente





















