No Result
View All Result
29 de outubro de 2025
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Cardiologista orienta pacientes que usam losartana após interdição de medicamento

paraibadagente por paraibadagente
28/06/2022
in Notícias
0
Cardiologista orienta pacientes que usam losartana após interdição de medicamento
399
SHARES
2.3k
VIEWS
WhatsAppFacebook

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição e o recolhimento de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, que é um anti-hipertensivo e um dos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizados no Brasil. A medida foi tomada no dia 23 de junho devido à presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. Com a decisão, muitas pessoas que precisam tomar remédios à base de losartana estão apreensivas e sem saber o que fazer.

Conforme o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos, os pacientes que usam remédios contendo losartana não devem interromper o tratamento sem antes conversar com um médico de confiança. “Essa, aliás, é a mesma orientação dada pela Anvisa. Deixar de tomar remédios pode trazer riscos à saúde, principalmente no caso de pessoas hipertensas ou com insuficiência cardíaca”, explica.

Valério Vasconcelos também afirmou que a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma nota oficial sobre o caso há poucos dias. No comunicado, a SBC sugere que: 1. Pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento; 2. Pacientes que estão fazendo uso de um dos lotes interditados devem seguir as recomendações da Anvisa para troca. Além disso, a nota da SBC lembra que, em caso de dúvida ou orientação, é necessário procurar atendimento médico.

“Muitas vezes, as pessoas veem o noticiário e ficam assustadas. Com base nas informações divulgadas até agora, e de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, também oriento aos pacientes que utilizam losartana que tenham cautela e evitem suspender o tratamento sem antes ouvir a avaliação clínica do cardiologista que o acompanha”, afirmou Valério Vasconcelos.

“A recomendação de continuidade do uso também se aplica a pacientes que estejam usando um dos lotes afetados. Qualquer alteração no tratamento só deve ser feita pelo médico de confiança do paciente, sempre levando em consideração o binômio risco-benefício”, acrescentou o especialista.

No caso de pessoas que utilizam algum remédio dos lotes interditados pela Anvisa, os medicamentos precisam ser substituídos. Para isso, a Anvisa recomenda que os usuários entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório, para se informar sobre a troca do seu medicamento por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e na bula dos produtos.

Confira aqui a lista com medicamentos interditados pela Anvisa

Previous Post

Na Paraíba: PM prende foragido por tentativa de homicídio, tráfico, roubo e posse ilegal de arma

Next Post

Polícia Civil prende acusado de matar ex-companheira em Santa Cecília, na Paraíba

Next Post
Polícia Civil prende acusado de matar ex-companheira em Santa Cecília, na Paraíba

Polícia Civil prende acusado de matar ex-companheira em Santa Cecília, na Paraíba

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .