No Result
View All Result
22 de outubro de 2026
Paraíba da Gente
Advertisement
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Denúncias de assédio eleitoral dobram às vésperas do 2º turno na Paraíba

Diante do aumento, o MPT e o MP Eleitoral reforçaram alerta contra ameaças de empregadores sobre trabalhadores por causa de preferências políticas.

paraibadagente por paraibadagente
22/10/2026
in Destaques, Notícias, Política
0
Justiça Eleitoral já registrou candidaturas em 17 municípios do Cariri
400
SHARES
2.4k
VIEWS
WhatsAppFacebook

Mesmo sem disputa ao governo da Paraíba neste segundo turno, a disputa presidencial entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) tem repercutido negativamente sobre as relações trabalhistas. Relatório divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) aponta que o número de denúncias de assédio eleitoral na Paraíba dobrou às vésperas do segundo turno das eleições de 2026.

Segundo o MPT, na semana anterior ao primeiro turno foram registrado cerca de 25 casos. Hoje, o total chegou a aproximadamente 50, conforme dados computados até as 12h.

Diante do aumento, o MPT e o Ministério Público Eleitoral reforçaram o alerta contra ameaças e pressões de empregadores sobre trabalhadores por causa de preferências políticas. Um plantão eleitoral será instalado em João Pessoa e Campina Grande neste sábado (24) e domingo (25), das 8h às 17h, para receber denúncias.

MPT recomenda medidas a entidades empresariais

Nesta quinta-feira, o MPT na Paraíba expediu uma recomendação à Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB).

O órgão orienta as entidades a divulgar as recomendações aos sindicatos filiados, que deverão repassar as orientações às empresas. Entre as medidas, está a garantia de tempo suficiente para que trabalhadores escalados para trabalhar no domingo (25) possam se deslocar até os locais de votação e votar livremente.

As federações também deverão comprovar ao MPT, em até 24 horas após o recebimento da recomendação, a divulgação das orientações.

MP Eleitoral orienta sobre assédio eleitoral

O procurador Regional Eleitoral Marcos Alexandre de Queiroga destacou que empregadores e gestores públicos não podem usar cargos ou relações de trabalho para interferir na escolha dos eleitores.

“Não se pode ameaçar de demissão, não se pode ameaçar de exoneração, de perda de benefícios, por preferências políticas. Isso é inaceitável”, afirmou.

Segundo os procuradores, também são proibidas a exigência de participação em atos de campanha e a promessa de vantagens em troca de votos. O trabalhador não pode ser impedido de votar nem sofrer descontos salariais pelo tempo necessário para exercer esse direito.

Como denunciar assédio eleitoral na Paraíba

Trabalhadores e servidores públicos que sofrerem ameaças, constrangimentos ou pressões políticas podem denunciar os casos ao Ministério Público do Trabalho. A denúncia pode ser anônima, sem identificação do denunciante, ou sigilosa, quando a pessoa se identifica, mas tem seus dados protegidos.

O procurador Marcos Alexandre de Queiroga orienta que as vítimas guardem mensagens, registros e outros documentos que possam servir como prova.

Canais de denúncia:

Site nacional do MPT: mpt.mp.br/assedio-eleitoral

Site do MPT-PB: prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias

WhatsApp do MPT-PB: (83) 3612-3128

Telefone em João Pessoa: (83) 99107-1773

Plantão eleitoral do MPT

João Pessoa: Avenida Almirante Barroso, 234, Centro.

Campina Grande: Rua Vice-Prefeito Antônio de Carvalho Souza, 255, Estação Velha.

Horário: sábado (24) e domingo (25), das 8h às 17h.

 

Com Jornal da Paraíba

Previous Post

Na Paraíba, 235 mil MEI’s poderão ser beneficiados por medidas do Governo Federal

Next Post

Eleições 2026: venda de bebidas alcoólicas não será proibida na Paraíba no 2º turno

Next Post
Eleições 2026: venda de bebidas alcoólicas não será proibida na Paraíba no 2º turno

Eleições 2026: venda de bebidas alcoólicas não será proibida na Paraíba no 2º turno

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .