No Result
View All Result
2 de outubro de 2026
Paraíba da Gente
Advertisement
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

TRE-PB nega pedido de Efraim e mantém divulgação de pesquisa Quaest prevista para sábado

paraibadagente por paraibadagente
02/10/2026
in Destaques, Notícias, Política
0
TRE-PB nega pedido de Efraim e mantém divulgação de pesquisa Quaest prevista para sábado
399
SHARES
2.3k
VIEWS
WhatsAppFacebook

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou o pedido de tutela de urgência apresentado pelo candidato ao governo da Paraíba Efraim Filho (PL) para suspender a divulgação da pesquisa eleitoral PB-05048/2026, registrada pela Quaest. A decisão é do desembargador Aluizio Bezerra Filho e mantém, por enquanto, a autorização para divulgação a partir de 3 de outubro.

A pesquisa foi registrada em 27 de setembro e prevê 1.800 entrevistas com eleitores para os cargos de governador e senador. A coleta está programada para os dias 2 e 3 de outubro, com nível de confiança de 95% e margem de erro máxima de aproximadamente dois pontos percentuais.

Efraim questionou a metodologia apresentada no registro. Segundo a representação, embora a pesquisa informe o sorteio de municípios e setores censitários, não detalha como os domicílios serão escolhidos dentro dessas áreas, incluindo ponto de partida, percurso, intervalo entre residências e regras para substituição.

Para o candidato, a ausência dessas informações configuraria omissão de dado obrigatório e poderia ser verificada apenas pela documentação apresentada, sem necessidade de prova técnica. Ele pediu a suspensão da divulgação, com multa de R$ 50 mil por ato de descumprimento e por representada. A Quaest, por sua vez, afirmou que o registro descreve os três estágios da seleção amostral e possui mecanismos de rastreabilidade territorial.

Relator analisa metodologia e sistema de controle

Na decisão, Aluizio Bezerra afirmou que a legislação exige o registro da metodologia, do plano amostral e do sistema interno de controle da coleta e do trabalho de campo, mas considerou que os documentos apresentados pela Quaest não demonstram, neste momento, uma irregularidade suficiente para impedir a divulgação. “A precisão da alegação, contudo, não basta para demonstrar que o detalhamento pretendido constitui informação indispensável ao registro prévio e que sua ausência justifica a suspensão cautelar”, escreveu.

O relator também destacou que o registro informa entrevistas presenciais e domiciliares e apresenta um plano amostral em três etapas: escolha de municípios por Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), seleção de setores censitários pelo mesmo método e escolha de domicílios e entrevistados mediante cotas de sexo, idade, renda familiar e escolaridade. O sistema de controle ainda prevê identificação do entrevistador, município, setor, localização geográfica, data e horário, além de checagem de áudio de 30% dos questionários.

Embora tenha reconhecido que as cotas não explicam, sozinhas, o procedimento físico de escolha das residências, o magistrado concluiu que não ficou demonstrado que a ausência de detalhes sobre percurso e substituição inviabilize a fiscalização da pesquisa.

TRE-PB mantém divulgação prevista para 3 de outubro

Ao analisar o risco decorrente da proximidade do primeiro turno, o relator reconheceu que a divulgação prevista para 3 de outubro representa urgência temporal, mas ressaltou que esse fator não é suficiente para suspender a pesquisa sem demonstração da plausibilidade do direito. Com isso, Aluizio Bezerra indeferiu o pedido de tutela de urgência, sem antecipar o julgamento do mérito.

Wscom

Previous Post

Morre Lito Sousa, especialista em aviação e dono do canal Aviões e Músicas

Next Post

Senado na Paraíba: agregador aponta disputa acirrada entre Veneziano e Nabor pelo segundo voto

Next Post
Senado na Paraíba: agregador aponta disputa acirrada entre Veneziano e Nabor pelo segundo voto

Senado na Paraíba: agregador aponta disputa acirrada entre Veneziano e Nabor pelo segundo voto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .