O sistema prisional paraibano avança na melhoria da assistência à saúde das pessoas em privação de liberdade. A cadeia da cidade de Monteiro, no Cariri do estado, acaba de ser contemplada com sua Unidade Básica de Saúde (UBS). Os primeiros atendimentos aconteceram nesta quinta-feira (19).

A conquista da Unidade Básica de Saúde ocorreu por meio da Portaria número 9.082, de 3 de dezembro de 2025, do Ministério da Saúde, que transfere incentivo financeiro federal de custeio, referente às equipes de serviço no âmbito da UBS.
De acordo com o diretor da cadeia de Monteiro, Alexandre Macedo Batista “a assistência à saúde dos reeducandos agora acontece de forma mais ampla, ou seja, com mais frequência. Os atendimentos passam a ocorrer na cadeia, sem a necessidade do deslocamento, exceto em casos de emergência”.

Os policiais penais que estão lotados na unidade, também poderão receber atendimento da equipe de saúde composta por cinco profissionais. O diretor agradeceu o empenho da gestão da Seap, na pessoa do secretário João Alves, em contribuir com esta importante conquista.
Ascom/Seap-PB
Fotos: Acervo Cadeia de Monteiro





















