O Carnaval da Paz acontece há mais de 50 anos em Campina Grande, Agreste da Paraíba, e reúne fiéis de diferentes crenças em sete eventos religiosos realizados durante o período carnavalesco: Consciência Cristã, Crescer, Miep, Palavra Revelada, Acampamento Verbo da Vida, E-Além e o Encontro da Nova Consciência.
Reconhecida nacionalmente como manifestação cultural, a iniciativa atrai anualmente mais de 200 mil pessoas e tem como um de seus principais pilares a promoção do respeito e da tolerância religiosa.
Segundo os organizadores, a convivência entre diferentes tradições de fé faz parte da essência do evento e contribui para fortalecer o diálogo inter-religioso.
“É um período que irradia muita luz da nossa cidade para o país todo e é muito necessário essa convivência que a gente tem, inclusive em alguns eventos a gente tem diálogos inter-religiosos, isso é muito importante para que haja o respeito e a tolerância”, conta Dennis Medeiros, coordenador de um dos eventos mais antigos do Carnaval da Paz, o Movimento de Integração Espírita (MIEP).
O pastor Jorge Noda também destaca a importância da convivência pacífica entre diferentes crenças.“Nós cremos que Deus ama todas as pessoas e que nós devemos buscar uma convivência pacífica com todos e respeitar a todos”, reforça.
Na mesma linha, o bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos enfatiza a necessidade de acolhimento. Segundo ele, o espírito do Carnaval da Paz passa pelo respeito ao direito de cada pessoa professar sua fé.
“Todo mundo tem direito de professar a sua fé, então se alguém que não é católico chega até nós querendo um retorno, qualquer coisa assim, nós temos aqui a acolher e manter sempre esse espírito de comunhão”, destacou.
Entre os eventos mais recentes está o É Além, que tem como foco o magnetismo humano e promove debates coletivos com a participação de padres, pastores e espiritualistas. Para o representante do evento, Pedro César, o contato entre diferentes vivências religiosas é fundamental para o amadurecimento coletivo.
“Nos últimos cinco anos eu pude dizer que não só eu como pessoa, bem como a própria É Além amadureceu muito de entender a importância de cada um dos eventos. Tanto que nas entrevistas eu chamo: ‘olha, vão lá para o Crescer, vão para a Consciência Cristã, vão lá para a Palavra Revelada, Acampamento Verbo da Vida’, porque todos os eventos são muito importantes, são feitos com muito amor, com muita dedicação e seguindo os princípios do nosso irmão maior, Jesus”, explica.





















