No Result
View All Result
19 de março de 2026
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Novo roteiro de turismo regenerativo Caminhos das Águas: Serra do Jabitacá será realizado em breve no Cariri

Projeto estruturante aposta na nascente do Rio Paraíba para impulsionar bioeconomia, valorização ambiental e desenvolvimento comunitário

paraibadagente por paraibadagente
19/03/2026
in Destaques, Notícias
0
Novo roteiro de turismo regenerativo Caminhos das Águas: Serra do Jabitacá será realizado em breve no Cariri
401
SHARES
2.4k
VIEWS
WhatsAppFacebook

A nascente do Rio Paraíba, na Serra do Jabitacá, localizada na cidade de Monteiro, no Cariri, será o ponto de partida de um novo roteiro turístico sustentável que une natureza, cultura e desenvolvimento local. O roteiro “Caminhos das Águas – Serra do Jabitacá”, está em fase de construção e nesta quarta-feira (18) gestores municipais da região e instituições parceiras que pactuarão o desenvolvimento do projeto, visitaram o local para consolidar o modelo inicialmente no território e, posteriormente, expandi-lo para outros públicos.

O novo roteiro, criado pelo Pacto Novo Cariri, programa de desenvolvimento integrado do Sebrae/PB, prefeituras e instituições, tem como foco a implantação das bases do turismo regenerativo, conceito que vai além da visitação tradicional ao propor experiências que contribuam diretamente para a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais. A área escolhida não é por acaso: a serra abriga a nascente do Rio Paraíba, um dos principais símbolos ambientais do estado, reunindo potencial ecológico, simbólico e econômico.

A iniciativa prevê a estruturação de um produto turístico piloto, com destaque para a criação da Trilha da Nascente, que deverá oferecer caminhada interpretativa, educação ambiental e vivências regenerativas. A proposta também integra a bioeconomia da Caatinga, estimulando práticas sustentáveis e oportunidades de geração de renda para a população local.

Para a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, o projeto representa um novo olhar sobre o potencial turístico do Cariri. “Estamos falando de uma proposta que valoriza o território a partir de suas próprias riquezas naturais e culturais, envolvendo a comunidade desde o início. O turismo regenerativo traz uma perspectiva inovadora, em que o visitante não apenas conhece, mas contribui para a preservação e o desenvolvimento local, gerando oportunidades reais para quem vive na região”, destacou.

A primeira fase do roteiro envolve diagnóstico participativo, mobilização de lideranças e mapeamento de oportunidades econômicas e sociais. Já a segunda etapa contempla o desenho técnico do roteiro, incluindo definição do percurso, sinalização interpretativa, criação do conceito do Marco Zero do Rio Paraíba e realização de oficinas voltadas ao turismo regenerativo e à bioeconomia.

Ao final desse processo, estão previstos produtos concretos como roteiro interpretativo da trilha, mapa de sinalização, manual técnico e documento conceitual do turismo regenerativo loca,  bases que devem sustentar a expansão futura da iniciativa.

A metodologia adotada se apoia na escuta comunitária, no turismo regenerativo, na bioeconomia da Caatinga e na estruturação técnica do produto turístico, garantindo que o desenvolvimento seja construído de forma colaborativa e sustentável.

Com a validação junto aos gestores municipais, a expectativa é que o roteiro se consolide como um modelo de turismo sustentável no cariri, posicionando a Serra do Jabitacá como um novo destino para experiências autênticas ligadas à natureza e à identidade do semiárido paraibano.

Previous Post

Pizza de carne de sol na nata pode ter causado infecção em mais de 100 pessoas e morte de mulher na Paraíba

Next Post

Gasolina aumentou porque muita gente tira proveito da desgraça, diz Lula

Next Post
Lula conversa por videochamada com Donald Trump sobre tarifas dos EUA

Gasolina aumentou porque muita gente tira proveito da desgraça, diz Lula

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .