Um caso suspeito de mpox em uma jovem de 19 anos é investigado pela Secretaria de Saúde de Mossoró. De acordo com pasta, a mulher segue internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel isolada e seu quadro de saúde é estável. O resultado do exame para confirmar ou não a suspeita já foi solicitado com previsão de resposta até essa semana.
Conhecida por ser uma doença viral e sintomas como febre e lesões na pele com bolhas e feridas, a contaminação pode se dar por contato direto com essas lesões ou com objetos contaminados. A jovem deu entrada na UPA no dia 20 de fevereiro com sintomas virais e lesões na pele.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que a paciente está na regulação aguardando vaga para a transferência ao Hospital Rafael Fernandes, que é referência em doenças infectocontagiosas em Mossoró. Segundo a Sesap, não havia leitos disponíveis na unidade.
A pasta informou que uma equipe do Hospital Rafael Fernandes monitora a paciente na UPA, e que o atendimento tem seguido os protocolos do Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora de enfermagem da UPA do Alto do São Manoel, Aline Ticyanne de Souza, a jovem voltou de uma viagem para João Pessoa com os sintomas. Apesar da suspeita da mpox, outras doenças não foram descartadas.
“Na verdade, a gente não descartou nenhuma”, disse. “Como estão frisando, teve casos na Bahia…Como ela foi em João Pessoa, então, pode ser que tenha tido contato com alguém também”, explicou Aline Ticyanne de Souza.
“Como é muito parecido tanto a herpes zoster quanto a mpox, então, chegou-se a essa conclusão. Não vamos desconsiderar também que possa ser outra patologia”, completou.
Paraíba da Gente com informações ClickPB





















