Um adolescente de 13 anos morreu após ser mordido por um tubarão na praia de Del Chifre, em Olinda (PE), nesta quinta-feira (29/1). Deivson Rocha Dantas chegou a ser socorrido por banhistas e levado para o Hospital do Tricentenário, mas morreu no trajeto.
O médico Levy Dalton, responsável pelo atendimento do adolescente, informou que Deivson perdeu muito sangue e não resistiu. “Ele tinha uma lesão bastante extensa, num local de artérias no membro inferior, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue. Ele já chegou aqui na unidade sem vida”, declarou.
De acordo com testemunhas e vídeos compartilhados nas redes sociais, o adolescente estava brincando na água com amigos quando foi mordido nas nádegas pelo tubarão.
Banhistas socorreram o menino e o levaram para o hospital em um carro particular. “Fizemos todas as medidas possíveis de acordo com o suporte avançado de vida. Mas, infelizmente, não conseguimos reanimá-lo”, afirmou o médico Levy Dalton.
Praia tem histórico de mortes
A Praia Del Chifre conta com quatro placas com avisos sobre tubarões, de acordo com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). Deivson Rocha Dantas tornou-se a a quinta vítima morta após ataque de tubarão na praia em duas décadas. O primeiro caso é de junho de 2006, segundo monitoramento do Cemit.
A praia fica no bairro de Santa Tereza, perto da divisa entre Olinda e Recife. Diferente de outras praias da região, ela não tem barreiras naturais de proteção, o que favorece a formação de correntes de retorno.
A praia é imprópria para banho na grande parte do ano Opor conta dos altos índices de poluição, contaminação das águas e presença de tubarões.
82 incidentes com ataques de tubarão
A morte do adolescente elevou para 82 o número de incidentes registrados no litoral de Pernambuco desde 1992, quando os casos começaram a ser contabilizados pelo Cemit.
Aproximadamente um terço dos ataques registrados em Pernambuco nos últimos 34 anos resultou em morte. Entre as praias que lideram casos de ataque estão Boa Viagem e Piedade, seguidas por praias como Del Chifre, em Olinda, e áreas do Cabo de Santo Agostinho.
De acordo com o Cemit, estão instaladas 150 placas de sinalização sobre área sujeita a incidentes com tubarão no litoral de Pernambuco, das quais treze estão localizadas em Olinda e quatro, especificamente, na praia de Del Chifre.
A maioria dos episódios envolve banhistas e surfistas. Outro padrão observado pelo Cemit é a predominância de vítimas jovens e adultas do sexo masculino, em grande parte moradores do próprio estado.





















