No Result
View All Result
20 de janeiro de 2026
Paraíba da Gente
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
  • Login
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Web Rádio
  • Web TV
  • Sobre
  • Contato
No Result
View All Result
Paraíba da Gente
No Result
View All Result

Paraíba registra primeira doação de coração de 2026 no sertão

paraibadagente por paraibadagente
19/01/2026
in Destaques, Notícias
0
Paraíba registra primeira doação de coração de 2026 no sertão
401
SHARES
2.4k
VIEWS
WhatsAppFacebook

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na noite desse domingo (18), a primeira doação de coração de 2026. O procedimento foi realizado no Hospital Regional de Patos e teve como doador um homem de 32 anos, vítima de Trauma Cranioencefálico (TCE). Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação de órgãos.

Antes do início da cirurgia de captação, profissionais de saúde da unidade promoveram o “Cortejo da Vida”, uma homenagem ao doador e à família. O momento simbólico consiste na formação de um corredor humano, acompanhado por aplausos, enquanto o paciente é conduzido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até o bloco cirúrgico, em reconhecimento ao ato de solidariedade.

Além do coração, também foram doados o fígado, os rins e a córnea do olho esquerdo, beneficiando, ao todo, cinco pessoas que aguardavam por um transplante.

O irmão do doador, José Saturnino, falou sobre a decisão da família em um momento de profunda emoção.

“Ele sempre foi uma pessoa muito generosa. Agora, de alguma forma, vai continuar vivo, dando vida a outras pessoas. Saber que outras famílias terão uma nova chance ameniza um pouco a nossa dor”, declarou.

O diretor técnico do Hospital Regional de Patos, Pedro Augusto, destacou a relevância da unidade no fortalecimento da política de doação e transplantes no estado. “É muito significativo para o hospital contribuir com um procedimento dessa magnitude. Isso mostra que estamos preparados e integrados à rede, graças aos incentivos e investimentos realizados pelo Governo do Estado, que têm permitido salvar cada vez mais vidas”, afirmou.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, ressaltou o marco representado pela doação.

“Essa é a primeira doação de coração registrada em 2026, e no Sertão do Estado, mostrando que não existe distância quando o propósito é salvar vidas. Esse é um resultado extremamente importante para a Paraíba, que ano passado teve 16 doações de coração e chegou a zerar a fila de transplante cardíaco. Cada doação representa esperança para quem espera por um órgão e reforça a importância do diálogo das famílias sobre a doação”, pontuou.

Com esse procedimento, a Paraíba contabiliza a terceira doação de órgãos registrada em 2026. Atualmente, 803 pessoas aguardam em lista de espera por um transplante no estado, sendo 586 para córneas, 189 para rins, 26 para fígado e duas para coração.

Previous Post

Efraim Filho afirma que caso Pedro escolha apoiar Cícero Lucena, terá que explicar fala do prefeito: “Cunha Lima nunca mais”

Next Post

João Azevêdo antecipa saída de secretários que disputarão eleições em outubro

Next Post
Governo da Paraíba sanciona lei e define orçamento de R$ 25,1 bilhões para 2026

João Azevêdo antecipa saída de secretários que disputarão eleições em outubro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraíba da Gente

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .

  • Início
  • Sobre
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Política
  • Policial
  • Polêmica
  • Rádio
  • Contato
  • Sobre
  • Login

© 2025 Paraíba da gente - Monteiro - PB .