O prefeito de Bruno Cunha Lima se pronunciou nesta terça-feira (13) sobre a crise ambiental no Açude Velho e garantiu que uma solução definitiva está sendo construída para enfrentar o problema histórico do principal cartão-postal de Campina Grande.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor reforçou o compromisso da administração municipal e anunciou que, em poucas semanas, será apresentado um projeto estruturante capaz de transformar a realidade do reservatório. Segundo ele, a proposta está em fase final de elaboração e deverá atacar as causas do problema ambiental de forma permanente.
Bruno Cunha Lima destacou a atuação imediata da Prefeitura desde os primeiros registros de morte de peixes no açude. De acordo com o prefeito, mais de 60 servidores municipais foram mobilizados em uma grande operação emergencial, que já resultou na retirada de quase 10 toneladas de peixes mortos, além do reforço no monitoramento constante das condições ambientais da água.
“Desde os primeiros registros do aumento de mortes de peixes no Açude Velho, as nossas equipes, as equipes da Prefeitura, estão no local fazendo a remoção dos peixes mortos e o monitoramento ainda mais frequente das condições ambientais do reservatório”, afirmou.
O prefeito também reconheceu os transtornos causados à população, especialmente para quem circula diariamente pela região central da cidade, onde está localizado o açude.
“A gente sabe que esse é um problema, tanto do ponto de vista ambiental, quanto, em especial, é um inconveniente pelo aspecto e pelo cheiro que isso causa para as pessoas, para as milhares de pessoas que passam todos os dias e frequentam as imediações do Açude Velho”, pontuou.
Por fim, Bruno Cunha Lima informou que as secretarias municipais de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos estão trabalhando de forma integrada, em parceria estratégica com a Universidade Federal de Campina Grande, para a construção da solução definitiva. A expectativa é de que o projeto seja apresentado em breve à população, marcando um novo capítulo na preservação ambiental e na revitalização do Açude Velho.
Blog do Bruno Lira





















