O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Campina Grande, Dorgival Vilar, afirmou que falta de oxigênio, altas temperaturas e falta de oxigênio causou a morte de toneladas de peixes no Açude Velho.
“Em entrevista, Dorgival explicou que um processo conhecido como ‘eutrofização’ ocorreu no açude, causado pelo excesso de nutrientes na água, a exemplo de nitrogênio e fósforo, o que acelerou a proliferação de algas e de microorganismos.
“Altas temperaturas e à baixa quantidade de água provocam falta de oxigênio dentro do ecossistema aquático do Açude de Velho, causando mau cheiro nas águas, modificando a coloração da água e, principalmente, causando a mortandade desses peixes”, explicou.
Dorgival Vilar destacou orgão ambienteias de Campina Grande, além de outras secretarias, estiveram reunidos com a Prefeitura Municipal de Campina Grande com o objetivo de apontar soluções. O secretário acrescentou ainda que mais de 60 homens estão envolvidos na operação de limpeza do Açude Velho.
“Fazendo a retirada dos peixes mortos, fazendo um trabalho de limpeza desse açude e já o preparando para que a gente possa melhorar essa parte da oxigenação, através da instalação de alguns aeradores, que vamos implantar logo após a retirada desses peixes, para que a gente possa melhorar ainda mais a questão da oxigenação dessas águas”, garantiu Vilar.
PB Agora





















