A ex-prefeita de Monteiro, Ana Lorena, aparece entre os 18 nomes mais citados na nova pesquisa Seta/Polêmica, que mapeia as intenções de voto para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nas eleições de 2026. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (7), mostra o crescimento de figuras políticas do interior e destaca Ana Lorena como um dos nomes mais fortes do Cariri paraibano na corrida por uma das 36 vagas da Casa Epitácio Pessoa.
A pesquisa, realizada entre os dias 29 e 31 de outubro, ouviu 1.500 eleitores em 92 municípios paraibanos, e revelou uma tendência de renovação política, com pelo menos 15 possíveis novos deputados estaduais em 2026. Entre os estreantes que aparecem com destaque estão Tibério Limeira, Ana Lorena, Geska Maia, Maria Porto, Dinho Dowsley, Nelinho Costa, Denise Ribeiro, Larúcia Sá e Cilinha.
Nos últimos meses, Ana Lorena tem intensificado sua agenda política em diversas regiões do estado, consolidando bases e ampliando o diálogo com lideranças locais. Reconhecida por sua gestão à frente da Prefeitura de Monteiro, marcada por ações nas áreas de saúde, infraestrutura e desenvolvimento social, a ex-prefeita vem sendo vista como uma das apostas do Cariri para ocupar espaço na Assembleia Legislativa.
Além de representar a força do interior paraibano, Ana Lorena simboliza também a força da mulher na política, reforçando a importância da ocupação de espaços de poder por lideranças femininas. Sua presença entre os nomes mais citados evidencia o reconhecimento do papel transformador das mulheres na construção de uma política mais justa, inclusiva e representativa.
A pré-candidata tem defendido pautas voltadas à valorização do interior, ao fortalecimento da saúde pública e à inclusão social, bandeiras que marcaram sua trajetória administrativa. A presença de seu nome entre os mais lembrados na pesquisa reforça a força política de Monteiro e do Cariri, além de destacar o crescimento da representatividade feminina na política paraibana.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Seta, referência em levantamentos políticos no Nordeste —, foi divulgada com exclusividade pelo site Polêmica Paraíba. O estudo aponta ainda o secretário Wilson Filho e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, entre os líderes do ranking.
Com o avanço de nomes como o de Ana Lorena, a corrida eleitoral de 2026 já se desenha como uma das mais competitivas e renovadoras dos últimos anos na política paraibana, marcando também um importante avanço na presença feminina nos espaços de decisão.
Polêmica Paraíba























