O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um tremor de terra na madrugada desta sexta-feira (17), com epicentro na costa atlântica do estado. O sismo, de magnitude preliminar de 2,7 mR, ocorreu a cerca de 42 quilômetros a nordeste do município de Touros.
O evento sísmico foi detectado pelas estações sismográficas da UFRN às 02h49 no Horário Universal Coordenado (UTC), o que corresponde às 23h49 da quinta-feira (16), no horário de Brasília. O epicentro na costa atlântica, próximo a Touros, indica que o fenômeno ocorreu no mar, uma área comum para este tipo de registro.
Embora a magnitude de 2,7 mR seja considerada baixa, o Laboratório Sismológico informou que segue monitorando a região. Até o momento, não há relatos de que moradores das áreas litorâneas do Rio Grande do Norte tenham sentido o tremor.

Sistema é capaz de detectar tremores até fora do país
O Laboratório Sismológico da UFRN é o principal órgão responsável pelo monitoramento e divulgação da atividade sísmica no Brasil. Os tremores são detectados de estações sismógraficas espalhadas por toda região Nordeste, em parceria com a RSBR (Rede Sismógrafica Brasileira).
O sistema de estações sismógraficas detém uma moderna tecnologia e segundo a equipe técnica do LabSis, eles são capazes de detectar tremores até mesmo fora do país, como no oceano ou em outras partes do mundo (sendo de elevada magnitude).
Ou seja, mesmo instaladas em território nacional, os sensores das máquinas possuem uma sensibilidade que potencializam a capacidade de identificar/registrar demais tremores em outras regiões do planeta.