O mês de outubro é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Outubro Rosa, movimento internacional de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E neste período, o médico Dr. Leandro Nóbrega, especialista em cirurgia digestiva e bariátrica, faz um alerta sobre um fator muitas vezes esquecido — a relação entre obesidade e o risco de câncer de mama, especialmente em mulheres após a menopausa.
Segundo o médico, o excesso de peso aumenta a produção de estrogênio pelo tecido adiposo, além de favorecer a resistência à insulina e provocar inflamações crônicas no organismo. Esses fatores estão diretamente associados a um maior risco de desenvolvimento do câncer de mama.
Dr. Leandro ressalta que cuidar do peso corporal vai muito além da estética — é uma questão de prevenção e proteção da saúde. Uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o acompanhamento médico são passos fundamentais para reduzir riscos e garantir mais qualidade de vida.
“Sua saúde é sua prioridade. Previna-se, cuide-se e compartilhe essa informação com quem você ama”, reforça o médico, incentivando que as mulheres realizem o autoexame, mantenham hábitos saudáveis e façam seus exames preventivos regularmente.
PARAÍBA DA GENTE