O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (03), em entrevista ao programa Arapuan Verdade, que continua priorizando sua pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026, mas admitiu, pela primeira vez de forma pública, que pode considerar outras possibilidades — inclusive ocupar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou compor uma chapa majoritária como vice-governador.
Galdino fez questão de reforçar que seu principal objetivo é construir uma candidatura viável, com apoio popular, que represente os “filhos do povo” da Paraíba. Porém, deixou claro que, caso essa viabilidade não se confirme, ele está aberto a reavaliar seus caminhos.
“A minha primeira opção, que eu acho mais viável, é continuar pré-candidato ao Governo da Paraíba. Mas, se eu não tiver as condições políticas, se não tiver o apoio popular necessário dos filhos do povo da Paraíba, eu posso fazer uma reflexão. E a primeira hipótese seria continuar como deputado estadual. Mas posso também analisar outras alternativas, como a vice ou uma vaga no Tribunal de Contas. São alternativas remotas, mas possíveis”, afirmou.
Em tom firme e emocionado, Galdino criticou a ideia de que o comando do Estado esteja reservado apenas às elites tradicionais ou a quem possui sobrenome influente.
“Não está escrito em lugar nenhum, nem na Constituição Estadual, nem Federal, que só pode ser governador da Paraíba quem pertence às famílias ricas e tradicionais. Nós, os filhos do povo, também podemos ser. Mas, se eu não conseguir convencer os filhos do povo de que é possível ter um de nós no comando da Paraíba, terei que fazer uma reflexão”, disse.
Apesar de ser uma das principais lideranças do Republicanos na Paraíba, Adriano Galdino reconheceu que ainda não conta com o apoio do seu próprio partido para o projeto de governo, tampouco com o aval do governador João Azevêdo (PSB), seu antigo aliado.
“Neste momento, eu não estou buscando o apoio do partido. Eu estou buscando o apoio dos filhos do povo da Paraíba. Só poderei chegar ao partido e pedir uma mudança de voto se eu conseguir provar que tenho competitividade e apoio popular”, frisou.
O Republicanos se reúne neste sábado (04) com a presença do presidente estadual da legenda, deputado federal Hugo Motta, para discutir os rumos da sigla nas eleições de 2026. Galdino deverá participar do encontro.
PB Agora