Repercutiu ontem (30), no portal Congresso em Foco, um discurso da vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, que declarou ser “a favor da violência contra a mulher” durante a sessão da segunda-feira (29) da Câmara Municipal de Borba/AM.
Segundo a reportagem, o episódio aconteceu enquanto Betinha defendia o vereador Pedro Paz (União), denunciado pela vereadora Professora Jéssica (DC) por ter levantado o dedo em sua direção na tribuna. A parlamentar minimizou a atitude do colega, classificando-a como parte de seu “modo particular”. Também anunciou durante a fala que apresentaria uma denúncia à Comissão de Ética contra Jéssica.
No discurso, Betinha afirmou que “tem mulher que merece apanhar, tem sim”, alegando ter presenciado casos em que mulheres se machucam propositalmente para incriminar homens: “Às vezes já presenciei situações em que a mulher se bate sozinha para condenar o homem”. Ela acrescentou que: “Quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Mas também sou contra quando a mulher bate no homem”.
Após repercussão negativa do pronunciamento, a vereadora se retratou sobre o assunto em nota pública nesta terça-feira (30). “Fui extremamente infeliz de maneira como me expressei e lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensa. Desculpa a todas que se sentiram ofendidas. Afirmo de forma clara e categórica que a violência contra a mulher é inaceitável e jamais pode ser tolerada ou justificada”.
Veja o vídeo:
Congresso em Foco