O Itamaraty emitiu nota na noite desta terça-feira (9) condenando declarações do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugerem possível uso de força militar para “proteger a liberdade de expressão”, em referência ao julgamento de Jair Bolsonaro e aliados no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.
A resposta do governo brasileiro foi direta ao apontar que “sanções econômicas ou ameaças de força contra a democracia brasileira são inaceitáveis”. A nota reafirma o compromisso do Brasil com a soberania nacional e a independência dos poderes.
Segundo o Itamaraty, “proteger a liberdade de expressão começa com a defesa da democracia e o respeito à vontade popular”. A chancelaria também criticou tentativas de instrumentalização de governos estrangeiros para pressionar instituições nacionais.
Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que Trump está disposto a “usar meios militares” para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”;
Com G1