O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, participou nesta terça-feira (19/08) do Encontro dos Presidentes do TRE’s com a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carmen Lúcia. Na reunião, foi apresentado o planejamento geral para as eleições 2026 e discutidas outras pautas como biometria, transporte de eleitores e maior participação feminina nas cortes eleitorais do país.
A reunião aconteceu na sede do TSE em Brasília e durou cerca de três horas. De acordo com o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro, a ministra Carmen Lúcia apresentou aos presidentes de tribunais regionais o planejamento geral das eleições 2026. “Foi uma metodologia de planejamento integrado. O TSE quer que todo os TRE’s tenham o mesmo tipo de padronização para preparação para as eleições”.
Segundo ele, a presidente do TSE mostrou o projeto das eleições 2026 e entregou, inclusive, o relatório produzido após várias reuniões ocorridas no TSE. “Essas reuniões foram muito produtivas e com participação de todos os regionais eleitorais. Foi bem interessante”, pontuou.
Outras pautas importantes também foram abordadas. “Logo quando abriu o encontro, a ministra voltou a falar de uma maior participação das mulheres no ambiente dos tribunais eleitorais, da importância da gente sempre fomentar essa política para diminuir a discrepância entre homens e mulheres nos TRE’s”, relatou o desembargador.
Biometria, concurso e transporte
Chegar aos 100% da biometria eleitoral no país é a meta do TSE e o assunto também foi tratado na reunião. Segundo o presidente do TRE-PB, a Paraíba é o segundo Estado do país com maior percentual de biometrizados. “Apresentei a ela nosso plano de ação que realizamos junto à Corregedoria, mas o fato é que o TSE quer que a atividade continue sendo fomentada.”
Pensando nas eleições 2026, a questão relacionada a requisitados, a necessidade de concurso também foram discutidas. “A ministra nos colocou a parte de um projeto de lei que está na Câmara dos Deputados para a abertura de novas vagas. A aprovação dele é muito importante”.
Sobre transporte de eleitores, a ministra direcionou a fala no sentido de encontrar uma solução para facilitar a ida de pessoas idosas e com dificuldades de acessibilidade. “A gente já tem transporte público gratuito, mas ela quer ver se consegue, através dos TRE’S, disponibilizar transporte e vans para que essas pessoas idosas podem ser levadas ao local da votação”.