Assembleia Legislativa da Paraíba recebeu, nesta semana, o Projeto de Lei do deputado estadual Dr. Romualdo (MDB) que institui, na grade curricular da Rede Estadual de Ensino, a disciplina Poesia e Cultura Popular. A proposta prevê ainda a obrigatoriedade de acervos específicos de livros e folhetos de literatura de cordel nas bibliotecas escolares.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN desde 2018, a literatura de cordel é uma das mais autênticas expressões da cultura nordestina. Para o parlamentar, levar a poesia e a cultura popular para as salas de aula significa não apenas preservar uma tradição, mas também estimular a criatividade, a imaginação e o senso crítico dos estudantes.
“O cordel enriquece o vocabulário, amplia a capacidade de expressão e fortalece a identidade cultural dos nossos jovens. É um instrumento de educação patrimonial e de valorização da diversidade”, destacou Dr. Romualdo.
A proposta também reconhece o papel social do cordel como crônica popular, capaz de registrar acontecimentos históricos e refletir sobre os desafios da sociedade. Além do impacto pedagógico, a iniciativa busca fortalecer a economia criativa, estimulando a produção e circulação de obras locais e ampliando oportunidades para cordelistas e poetas
O projeto, idealizado por Vinícius Gregório e Lindoaldo Campos, já vem sendo experimentado em alguns municípios do Nordeste e agora ganha força no âmbito estadual. Para Vinícius Gregório, a chave está em levar a cultura para a educação desde cedo:
“A cultura precisa começar pela base, na sala de aula. Se ela existir apenas como evento, um dia teremos o palco, mas não a plateia. Ao entrar na educação, a poesia popular forma não só futuros espectadores, mas também futuros artistas, poetas e músicos.”
Com essa iniciativa, a Paraíba dá um passo importante para consolidar-se como referência nacional na preservação e valorização da poesia popular, garantindo às novas gerações não apenas o contato com o cordel, mas a oportunidade de reconhecer nele um instrumento de identidade, cidadania e transformação social.