O presidente russo Vladimir Putin falou hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, completando as chamadas telefônicas aos líderes dos outros membros fundadores do Brics (China, India, África do Sul e Brasil) antecedendo seu encontro com Donald Trump na semana que vem.
Putin e Trump vão se encontrar no Alasca, no que a Casa Branca vê como um
Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/opiniao/assis-moreira/coluna/putin-deve-falar-hoje-com-lula-sobre-seu-encontro-com-trump.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.
Segundo o Palácio do Planalto, Putin ‘agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema’. O presidente Lula, por sua vez, enfatizou que o Brasil ‘sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China’.
Lula e Putin discutiram o atual cenário político e econômico internacional. Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do Brics, o grupo dos grandes emergentes. Segundo o Planalto, Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do Brics realizada no começo de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
De seu lado, o Kremlin divulgou nota dizendo que o presidente do Brasil ”manifestou apoio aos esforços destinados a ajudar a resolver a crise na Ucrânia”.
E avança um pouco mais que a nota brasileira no bilateral, dizendo que Lula e Putin ”confirmaram sua vontade mútua de continuar fortalecendo a parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil, bem como sua cooperação no âmbito do Brics”.
COM INFORMAÇÕES VALOR