A cidade de Monteiro receberá em breve mais um espaço público de cultura, destinado a divulgação, preservação e homenagem aos maiores nomes da poesia popular e do repente, que levaram o nome da cidade e fizeram história nos palcos e terreiros em cantorias pé-de-parede espalhados por todo Nordeste.
Coube ao Artista Plástico Monteirense Ricardo Nunes, a execução dos murais que cobrem as paredes do Beco da Poesia, com ilustrações inspiradas nas xilogravuras com temas nordestinos que, durante séculos, serviram de capa para ilustrar e chamar a atenção para a história contada nos folhetos de Cordel.
Nas paredes do Beco da Poesia, os turistas e visitantes poderão encontrar versos e poemas de poetas seculares e outros contemporâneos como Pinto do Monteiro, Jansen Filho, Nanado Alves, Expedito de Mocinha, Amaro da Gameleira, Lino Pedra Azul, Diniz Vitorino, Beato Vicente, Raniel Quintans, Zé de Jabitacá, Joelma Vieira, Ismênia Thereza, Cabo Edézio Vicente, Zilmo Siqueira e Ilmar Cavalcante.