Na manhã desta quinta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Monteiro foi palco de uma importante plenária sobre o programa Desenrola Rural, que contou com a participação de diversas autoridades e representantes de importantes instituições, entre eles Antônio Barbosa Filho, superintendente do INCRA, Alberto Lopes, do MDA, o deputado estadual, Dr. Romualdo, Milton Neves, do Banco do Nordeste, Daniel, coordenador do Agroamigo no Cariri, Antônio Ferreira Filho, representante do SINTER e da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado, e o Secretário de Agricultura de Monteiro, Rogério Leite.
O evento foi promovido pela FETRAF, SINTRAFs, sindicatos da agricultura familiar, associações, cooperativas, e contou com o apoio do Banco do Nordeste, MDA, INCRA e SINTEC. O objetivo principal foi discutir soluções acessíveis para os agricultores que enfrentam dificuldades de crédito, especialmente por meio do programa Desenrola Rural, que visa renegociar dívidas, possibilitar a liquidação de débitos antigos e abrir novas oportunidades de financiamento.
O presidente do SINTRAF de Monteiro, Valdenício Herculano, fez um balanço positivo da plenária, destacando a grande participação de agricultores e agricultoras da região do Cariri. Ele ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da agricultura familiar e a retomada do acesso ao crédito.
“Essa plenária representa um marco para os agricultores familiares do Cariri. Estamos conseguindo reunir forças para garantir que ninguém fique de fora desse processo de renegociação. O Desenrola Rural é uma oportunidade única para os nossos produtores se reorganizarem financeiramente e retomarem o acesso às políticas públicas essenciais, como o PRONAF. Com isso, poderemos investir mais na produção, melhorar as condições de vida e garantir a alimentação saudável para nossas famílias.”
A plenária contou com discussões centradas em pontos essenciais, como a renegociação de dívidas com os bancos, a liberação da segunda operação do PRONAF-A para assentados da reforma agrária e a ampliação do acesso à internet nas áreas rurais. Valdenício Herculano também fez um apelo para a mobilização dos 16 assentamentos do Cariri, além de secretários de agricultura, prefeitos e outras lideranças locais.
“Com essa plenária, iniciamos uma grande mobilização para garantir que nenhum agricultor familiar da Paraíba fique sem a chance de retomar seu crédito. A ação é concreta e visa fortalecer nossa agricultura familiar, melhorar a produção e garantir mais alimentos saudáveis na mesa dos paraibanos.”
PARAÍBA DA GENTE