Nos últimos anos, o município de Monteiro tem enfrentado um grande desafio no controle de zoonoses, devido ao crescente número de animais abandonados.
Apesar do trabalho comprometido da Vigilância Sanitária municipal, a quantidade de cães e gatos desprezados por seus donos ou nascidos em situação de rua tem dificultado a atuação dos órgãos responsáveis.
Diante dessa realidade, muitos cidadãos têm assumido a responsabilidade de acolher esses animais, oferecendo-lhes abrigo e cuidados básicos. No entanto, essa tarefa é onerosa e exige esforços que poderiam ser compartilhados com o poder público.
Com esta preocupação, o vereador e presidente do poder legislativo, Juraci Conrado, solicitou que a gestão municipal, por meio da Vigilância Sanitária, disponibilize assistência técnica e suporte alimentar para garantir o bem-estar dos animais resgatados.
“Além de ser uma questão de proteção animal, o abandono também representa um problema de higiene e saúde pública, já que animais soltos nas ruas podem contribuir para a proliferação de doenças. Diante da gravidade do cenário, encaminhei uma solicitação formal ao Executivo municipal, cobrando ações concretas para minimizar o problema”, destacou o vereador Conrado.
“Temos certeza que a administração municipal, atenderá ao pleito e implementará políticas eficazes para garantir o controle populacional e o cuidado com os animais de rua. A solução desse impasse beneficiaria não apenas os animais resgatados, mas toda a comunidade, reduzindo riscos sanitários e promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos”, completou o presidente do legislativo.
Comentários